Danny Santos: fotografando à chuva

Se a sua reacção ao saber que o fim-de-semana vai estar chuvoso é nem sequer sair de casa, saiba que não é o único. Danny Santos também fazia o mesmo. Até que um dia pegou na máquina fotográfica, saiu à rua e começou a captar a reacção das pessoas à chuva. O resultado final deu origem ao projecto “Bad Weather”.


chuva, fotografia, singapura © Danny Santos, "Bad Weather"

São fotografias de estranhos, registadas pela objectiva de Danny Santos quando a chuva começa a cair. O designer gráfico, que trabalha há cerca de uma década na indústria criativa, acabou por se tornar “no fotógrafo dos fins-de-semana chuvosos”.

Isto porque, primeiro, só fotografa nesses dias e, segundo, aproveita quando chove. Danny Santos, que até há dois anos costumava ficar em casa por causa do mau tempo, começou a sair para as ruas de Singapura (onde vive actualmente) e a captar as reacções dos habitantes: “Afinal, apercebi-me de como a chuva provoca comportamentos interessantes e refrescantes nas pessoas”. O resultado final deu origem ao projecto “Bad Weather”.

chuva, fotografia, singapura

São imagens deliciosas, quase todas a preto e branco, onde se corre ou se segue normalmente quando o tempo muda. Onde há quem se proteja com o tradicional chapéu-de-chuva, ou com o que tenha à mão. Onde há ainda quem reaja aborrecido ou de sorriso na cara. Quando questionado sobre o porquê de fotografar na rua, Danny Santos realça a espontaneidade e o realismo da mesma: “Aí, nada é preparado. Nada coopera contigo: o tempo, quem passa, a situação…tens que trabalhar com o que há e isso é um grande desafio. E quando estes elementos em certas ocasiões se juntam e estás no lugar certo, à hora certa, a sensação de ter captado aquele exacto momento não é comprarável a nenhuma outra.”

chuva, fotografia, singapura

Se antes evitava a chuva, agora diz que aprendeu a recebê-la de braços abertos. E que, neste projecto, aquela máxima de que “a vida não é esperar que a tempestade passe, mas saber vivê-la através da chuva” assenta que nem uma luva. As múltiplas sensações provocadas por estes dias, naqueles perfeitos desconhecidos (tal como em todos nós), continuam a maravilhar Danny Santos, fazendo-o sair à rua, aos fins-de-semana, sobretudo se fizer chuva.

chuva, fotografia, singapura

chuva, fotografia, singapura

chuva, fotografia, singapura

chuva, fotografia, singapura

chuva, fotografia, singapura

Visite o site do autor ou o seu facebook

© Danny Santos, "Bad Weather" (todas as imagens foram gentilmente cedidas pelo autor).


diana ribeiro

Gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar, cheirar e tocar em livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //diana ribeiro