Holton Rower: os caminhos da cor

Holton Rower é o verdadeiro especialista da "tall painting", ou seja, da arte escorrida. O trabalho deste artista plástico norte-americano é muito simples: vão sendo despejadas várias latas de tinta das mais variadas cores sob uma plataforma rectangular. O resultado são incríveis pinturas numa espiral psicadélica de tons.


cor, holton, pintura, rower

Rower não trabalha propriamente na linha de pinturas a que estamos habituados. O artista nova-iorquino, nascido em 1962, prefere usar os seus materiais - as suas tintas - de uma forma pouco comum mas bastante criativa.

Em vez de uma tela, escolheu uma plataforma rectangular. Em vez de pincéis, o resultado final dá-se através do derramar de várias tintas umas sobre as outras a partir de um determinado ponto, fazendo com que a lei da gravidade se encarregue do resto. Estas fantásticas pinturas, quase autênticos arco-íris, já secas, são transformadas em obras de arte psicadélicas.

É no seu estúdio, em plena Manhattan (Nova Iorque), que Holton Rower dá azo à sua criatividade, fabrica e divulga para o resto do mundo as suas peculiares imagens. Aqui, não há nenhuma ajuda de um qualquer programa informático que as retoque ou preencha com cores fabricadas. Apesar de se parecerem com objectos a três dimensões, é tudo feito manualmente.

cor, holton, pintura, rower

cor, holton, pintura, rower

A arte de Holton, embora bastante apelativa visualmente, não requer estudo prévio nem é exigente em termos de inspiração. São litros de tinta que criam um curioso jogo de efeitos e tons, não deixando ninguém indiferente. Todo o processo de elaboração das peças é, sem dúvida, a etapa mais interessante.

O artista tem vários clientes que encomendam regularmente alguns dos seus trabalhos. Se quiser pode também fazê-lo ou mesmo experimentar em sua casa: basta visualizar o seguinte vídeo, onde Holton Rower contou com a presença de ajudantes que demonstram todos os detalhes.

cor, holton, pintura, rower

cor, holton, pintura, rower

Veja mais trabalhos no site do artista


diana ribeiro

Gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar, cheirar e tocar em livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 92/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //diana ribeiro