Os carros Ralph Lauren

O estilista norte-americano Ralph Lauren mostra que por trás de suas obras está uma das coleções de carros mais antigas do mundo. Reunidos ao longo de décadas, os automóveis de Ralph Lauren sintetizam todo o glamour, luxo e beleza presentes em sua grife. Composta por itens exclusivos, a coleção do estilista é também uma das mais raras. Para Lauren, os carros são verdadeiras e inspiradoras obras de arte móveis.


automoveis, carros, coleccao, lauren, ralph Jaguar XKD, 1955, Colecção Ralph Lauren, © Photo Michael Furman

Que Ralph Lauren é um dos estilistas mais conceituados do mundo e que sua grife, de tão sofisticada, passou a representar um verdadeiro estilo de vida, não é novidade. O que poucos imaginam quando compram uma camiseta, um perfume ou algum artigo da home collection desse norte-americano de 71 anos é que por trás de sua paixão pela moda existe um verdadeiro amante de automóveis. Ralph Lauren tem uma coleção que chega a mais de 60 deles. Todos são modelos clássicos que marcaram época e que representam, ao todo, quase 100 anos da história automobilística mundial.

Logicamente, o luxo e sofisticação de sua grife se estendem ao seu gosto pessoal por carros. Tal como expôs no livro “Speed, Style and Beauty”, os automóveis, para Ralph Lauren, são verdadeiras “obras de arte móveis”. Eles ultrapassam o desenho industrial para abrigar algo de artesanal e artístico. Bugatti, Alfa Romeo, Bentley, Mercedes-Benz, Jaguar, Porsche e Ferrari; todos estão lá, nas roupas, móveis e artigos decorativos desenhados por Lauren. Os carros são elementos artísticos tão enriquecedores para o estilista que no ano passado ele lançou uma coleção de relógios inteiramente inspirada no design de seus automóveis.

Mesmo assim, Ralph Lauren parece não ver sua coleção como algo intocável, feita apenas para ser admirada. Prova disso é que nos fins de semana ele costuma dirigir sua frota na companhia da família. Os carros são tão impecáveis e bem conservados que o motor do Alfa Romeo de 1938 ainda é o mesmo usado na Fórmula 1 da época. Mas um dos maiores destaques da coleção é, sem dúvida, um Bugatti 57 S(C) Atlantic, 1938. Trata-se do último dos quatro exemplares produzidos no mundo.

Os carros são guardados em um galpão projetado por Mark Reinwald e Alfredo Paredes, gerentes e curadores da coleção. O local, que leva o nome de “DAD Garage”, é uma homenagem aos três filhos de Ralph Lauren: David, Andrew e Dylan. A estrutura da DAD Garage é exuberante. Conta com um hall de entrada todo envidraçado e uma sala de reuniões com alguns modelos dos carros da coleção de Lauren em miniatura. O terceiro ambiente é uma oficina destinada a pequenas reparações e finalmente chega-se ao espaço destinado à armazenagem dos veículos. São dois andares cuidadosamente planejados para acomodar os cerca de 60 carros da coleção do estilista.

automoveis, carros, coleccao, lauren, ralph Mercedes Benz SSK « Comte Trossi », 1930, Colecção Ralph Lauren © Photo Michael Furman

automoveis, carros, coleccao, lauren, ralph Bugatti 57 SC Atlantic, 1938, Colecção Ralph Lauren © Photo Michael Furman

automoveis, carros, coleccao, lauren, ralph Ferrari 250 Testa Rossa, 1958, Colecção Ralph Lauren © Photo Michael Furman

automoveis, carros, coleccao, lauren, ralph Bentley Blower, 1929, Colecção Ralph Lauren © Photo Michael Furman

Atualmente, dezessete carros da coleção podem ser vistos no Museu de Artes Decorativas de Paris. A exposição L’art de l’automibile. Chefs-d’oeuvre de la collection Ralph Lauren ficará em cartaz até o dia 28 de agosto.

A verdade é que a coleção de Ralph Lauren impressiona mesmo aqueles que não são apaixonados por carros. Não há como não ficar impressionado com toda a singularidade, beleza e história reunida em apenas uma coleção de clássicos do automobilismo.


helena maziviero

já é quase uma jornalista por formação. É prolixa e confusa demais quando se trata de auto-descrições. Espera nunca conseguir definir-se para que nunca se sinta acabada.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter