
Amy Winehouse morreu aos 27 anos, juntando-se à trupe dos que morreram com a mesma idade - por exemplo, Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Brian Jones e Kurt Cobain. Uma circunstância que a mídia aproveita para santificá-los, salientando toda uma suposta mística que envolve a morte prematura de celebridades da música nesta precisa idade. Mas aponto aqui o verdadeiro problema dos 27 anos: a vida, não a morte. E este problema atinge não somente celebridades da música, mas todos os outros mortais.
Porque a vida aos 27 não é fácil. O problema é que ali residem as mais infaustas circunstâncias do final da juventude e começo da vida adulta. É a ponte na qual muitos de nós insistimos em olhar para baixo e arredar. Segundo alguns psicólogos, é uma das fases mais difíceis da vida.
Claro que teremos os mais otimistas a dizer que os 27 anos foram a melhor fase de suas vidas. E que não tiveram problema nenhum na passagem da juventude à fase adulta, que tudo correu muito bem, ostentando-a como uma particular era de ouro. Estes eu chamo de sortudos.
O seriado “Friends” foi, por exemplo, elaborado primeiramente para mostrar seis amigos que passariam pelos eventuais conflitos e infortúnios do começo da vida adulta, a partir dos 27 anos. Os produtores David Crane e Marta Kauffman afirmam que queriam salientar o momento da vida em que o futuro parece incerto e nos encara, implacável. E este momento é exatamente a fase na qual as responsabilidades crescem, assim como as exigências. A fase na qual todos ouvem o tic-tac dissoluto do relógio a fim de acompanhar nosso desespero, e desajeito, em colocar tudo nos eixos até os temidos 30.

Aos 27 é quando começa, de fato, a corrida para alcançar o sucesso, uma vez que a esta idade, geralmente, se está preparado para o competitivo mercado de trabalho. Além de, supostamente, ter maturidade o suficiente para assumir um compromisso que leva à obviedade e regra da vida: família e filhos. E ai de nós se chegarmos aos 30 sem tais resultados.
E é por essa pressão que começa por volta dos 27 anos – de tomar decisões, ir de encontro a desafios, dar a cara (e, por vezes, a dignidade) à tapa – é que muitos acabam fracassando. É também pelo excesso de confiança que faz acreditar que se tem e que se é. Aos 27, somos jovens o suficiente para agüentar o mundo inteiro nas costas. E velhos demais para não aceitar a responsabilidade desse peso. O fracasso mora dentro desses pensamentos.
Lembro-me como se fosse ontem: no dia exato do meu aniversário, eu estava dentro de um avião fazendo a ponte Nova York - São Paulo. Foram aproximadamente nove horas de um sentimento sufocante de fracasso. Explico: fui para ficar, não fiquei. Por variadas razões, a que não darei destaque, meus planos estavam voltando comigo. Eu tinha sentimentos rasgados e sentia o cheiro da poeira da velharia que eu carregava dentro de mim, como objetivos não cumpridos e promessas não cumpridas, que não seriam mais esquecidos. Portanto, meus 27 anos também foram trágicos e, o que é pior, já nas primeiras horas, cumprindo com categoria o grande clichê que acompanha a idade.
Ao meu lado, no avião, acompanhou-me um americano de Seattle. Em meio à conversa contei a ele que fazia aniversário. No que ele observou, com um olhar paternal: “Você não parece muito feliz para quem está com 27 anos”. Soltei um sorriso tímido e disse que tentaria. Ele respondeu: “Tente com mais vontade”.
E daí que eu nunca mais me esqueci de tudo o que aquele homem me disse com apenas uma frase que, para mim, é tão boa quanto a afirmação de Churchill: “O sucesso é saltar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo".

O fracasso é um direito individual – pensei ao sair do avião. E ao olhar para os meus pais, que me esperavam no portão de desembarque, imaginei que eles se perguntavam por que diabos eu estava sorrindo. E eu estava sorrindo. Abraçaram-me, pegaram minha bagagem e me olharam como se soubessem exatamente como me sentia. E, depois de alguns momentos, meu pai disparou: “Querida, eu já tive 27 anos”. E o que ele quis dizer foi: “Querida, eu também já fracassei extraordinariamente”.

Logo, o problema que ronda os 27 é a vida. A vida que atrasa em nos ensinar como devemos fracassar numa fase em que o fracasso é quase uma regra. E o que é pior, é a vida que jamais nos ensina como devemos nos levantar de uma queda. Para aprender isso teremos que tropeçar e cair. E cair de novo e de novo e mais uma vez até que a nossa queda permita-nos levantar de modo teatral. E, cá entre nós, ninguém levanta de modo teatral aos 27. Nem com um pouco mais de entusiasmo. Aos 27 se cai de modo teatral, nada mais.
Comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.
Bruna Granucci
eu com 26, comecei uma das minhas quedas teatrais que provavelmente terminará comigo fazendo 27, me sinto bem vinda ao grupo, e que venham os fracassos e a vida adulta
Dario
A vida vai nos empurrando para o rumo certo (e quando a gente chega lá sabe que é o certo).
Acredito que essa "sindrome dos 27" é de achar que tudo vai ser resolver nessa idade e teremos tudo: família, filhos, segurança social e financeira.
Uma resposta mais simples, o sucesso nunca vem de única vez. vem de fracassos em fracassos como a frase acima.
luana
Tenho 27. Terminando minha segunda faculdade, tendo dor de barriga ao pensar o que vai ser de mim no ano que vem...não vai dar para ser uma eterna estudante, tá ficando ridículo.
José Carlos
Estou com 27 anos, está sendo o pior ano da minha vida.Terminei um namoro complicado de 6 anos , não trabalho, ainda moro com meus pais e a situação esta bem complicada.Não sei o que fazer, me sinto culpado de ter chegado a essa situação e a essa idade sem emprego e sem dinheiro.Tenho medo de não casar e não ter filhos e etc.
eudres
SOLUÇÃO!
DURMA O ANO INTEIRO E NO ANO SEGUINTE ESTARÁ COM 28 PRONTO!
karen g
Não tenho o menor problema com meus 27 anos...o ano foi maravilhoso, estou casada à 7 anos, tenho um filho de 3 anos, estou ingressando no mestrado, trabalhando muito, sou orientadora educacional, educadora infantil e dou aulas em uma faculdade á distância, feliz da vida com a correria da vida, pensando em fazer em breve uma especialização em EAD...
Kelly
Meus 27 foram mais ou menos ruins,estava grávida,desempregados eu e meu esposo fomos morar com minha sogra,lembro-me da raiva senti ao fechar minha casa sabendo que ia morar na de outros,meu filho nasceu ficou doente,meu marido pirou e brigava comigo achando que eu não tinha capacidade para cuidar de um bebê.Mas o melhor da vida é que aos 27 anos voçê tem uma vida toda pela frente e pode mudar qualquer situaçào por pior que seja...
Lilian Secaf
Aos vinte e sete anos, tive de tomar a maior decisão da minha vida, optar entre a carreira artística incerta ou um futuro promissor ao lado da pessoa que amava. Optei pelo certo, estou casada há 30 anos. Quem quiser ficar bem na vida leia o LIVRO DOS JOVENS", escrito por Masaharu Taniguchi.
Denis Nader
Kurt Cobain é com "K"
Gláucio Santiago
Estou com 38 anos e já passei por aquela etapa... Tenho algo a dizer a vocês que estão na casa dos 27: senti exatamente as mesmas dúvidas, incertezas e inseguranças, cobranças a mim mesmo naquela idade. Desculpem, mas preciso dizer uma verdade mais: agora aos 38 anos, nada disso passou! Pelo contrário, tudo até se agravou. Quando você tem 27 anos não é mais um adolescente, é claro, mas ainda é correto dizer que você tem praticamente sua vida INTEIRA pela frente. Vocês ainda podem mudar, escolher caminhos, e se errarem, a idade ainda é generosa com vocês no sentido de que ainda têm um bom tempo para consertarem e seguir adiante. Mas aos 37 ou 38 (como no meu caso), é outra coisa... Esses dez anos de diferença podem não parecer tanto assim, mas com 37 você não tem mais o menor direito de errar, absolutamente em NADA. Praticamente não existe mais a mínima possibilidade de escolha, de rever seu caminho e traçar uma nova rota para a sua vida. Os 40 estão às portas, você não tem mais o menor suporte nem apoio pra mudar o que gostaria em sua vida. Por isso mudem agora: não gosta do emprego? Mude mesmo! Caso a decisão seja errada você ainda tem tempo de sobra pra colocar nos eixos. Não faça como eu, que aos 26 anos arranjei um emprego que odiei desde o primeiro dia e, com medo de "errar" e de "me arrepender", continuo nele, infeliz, até hoje (12 anos depois). Deveria ter largado aos 26 ou 27 e cursado outra faculdade, arranjado outro emprego etc. Mas agora com quase 40, largar esse trabalho pra fazer o que? As oportunidades da vida praticamente já se foram pra mim... Mas pra vocês, aos 27, todas as portas ainda estão abertas, gente! Acreditem! Pois 27 anos é ser jovem, muito jovem ainda. Se não acreditam nisso, esperem só até completarem seus 37. Voltem aqui e me contem...
Luciano Cardoso
com 29 anos entrei na faculdade e de la pra ca so sucesso,hoje tenho 33 e sou dono absoluto dos meu sentimentos e nariz e vida!! isso ai nao tem nada a haver nao! ok!!! 27=vermelho e branco so isso!!
Adriano
Olha, não acredito mto nisso. Pensamentos de fracasso e outros semelhantes podem ocorrer em diversas etapas da vida por variados motivos.
Ta certo que em certas idades há se ter certos objetivos em comum.
Existe a idade meio que "padrão" para se formar, para se arrumar o primeiro emprego, para casar, etc...
Mas essa idade padrão nada mais é que a etapa da vida mais comum para se fazer tal coisa (simplismente porque a maioria das pessoas fazem tal coisa em tal etapa da vida). Mas ñ é uma regra do tipo "Vc tem que fazer X com Y anos de vida".
Acho que tudo se da tempo ao tempo e devemos apenas pensar antes de agir e procurar com que tudo se torne o melhor possivel. Fracassar, sentir medo, tristeza e até depressão podem ser fases mto ruins na vida. Mas faz parte, infelizmente. O mundo ñ é um mar de rosas no qual todo mundo vai sorrir para vc e lhe estender a mão. Vc tem q ter forças para reagir, caso contrário vc será exatamente aquilo q pensa q é, um fracassado.
Mas enfim, é isso, boa sorte a todos.
E corrijam um erro grave ae, é Kurt Cobain com K (ñ Curt Cobain ¬¬).
Willian
Nossa!!! Coincidência ou não, acordei esta manhã pensando sobre isso! Saí ontem à noite, como que um andarilho na noite, procurando respostas a várias perguntas, tais como futuro, amor, religião, amigos...tem sido uma fase difícil para mim...eis que hoje, então, estava pensando, por que certas coisas tem acontecido comigo? Talvez, aí esteja uma explicação plausível....de fato, os dilemas são praticamente os mesmos pelos quais passo. Senti-me um pouco melhor ao saber que vários jovens passam pelas mesmas experiências que eu! Queria parábenizar a autora (salvo engano) da matéria. Queria compartilhar com todos que passam por esta fase um pensamento meu (se me permitem esta petulância): Nunca desistam dos seus sonhos, de tentar ser alguém melhor, do dia de amanhã, de lutar, de conquistar o grande amor, de um dia ser feliz, da vida....já pensaram se não tívessemos problemas, a vida seria um tédio!! Imaginem: tudo perfeito..pan..pan..dinheiro, a mulher da sua vida..sucesso na profissão...você sendo o cara...mas espera aí..se a vida de sete bilhões de pessoas fosse assim...teoricamente, nossas vidas seriam todas iguais (homogêneas)...ninguém teria uma história de verdade para contar...acho que neste plano ideal estaríamos no paraíso...é aí onde quero chegar meus caros: creio que (é o que acredito,eu que me move todos os dias) este mundo é apenas uma passagem...aqui não é o final...nossa viagem não termina aqui...a outras estações...pensem: existe felicidade aqui? Creio que, momentos felizes...no mais, era isso...paz e um abraço fraternal em todos!
Brenda
EÉÉR Kurt Cobain, com K!OK?
herbert
Clube dos 27 = Clube dos Idiotas
Matheus Henrick Brito de Jesus
Redação, é KURT COBAIN e não CURT COBAIN. Fica a dica.
Debora
Curt Cobain?????? Não seria Kurt? Pelo amor de Deus!!
Kat
Eu faço 26 na semana que vêm,até agora não casei(nem namoro),não tenho filhos,moro com meus pais,não me formei em nada pq acabo largando a faculdade pois não gostei de nada ainda.Mudo constantemente de emprego,definitivamente espero muito dos 27 tem que ser 8 ou 80!
Luciana
Não podemos basear nossas vidas em fracassos; Deus escreve nossa história; e cabe somente a nós decidirmos o caminho que iremos trilhar, já passei a um bom tempinho por esta idade e não me sinto incompleta, agradeço a Deus todos os dias tudo o que ele me tem concedido de um simples amanhecer a força para cada dia continuar lutando em busca dos meus sonhos, ou seja não existe idade para concretizá-los e sim muita fé e força de vontade; ao colegas que postaram seus comentários uma vida abençoada para todos vocês.
Juliana
Estou passando exatamente por essa fase: mãe aos 27, sem emprego certo e com muitas incertezas. Assim como a Luana, estou fazendo o meu segundo curso superior. É, após alguns fracassos, espero que 2012 seja um ano de sucesso. Ops, mas 2012 não é o ano que o mundo vai acabar? Ih, talvez eu não saia mesmo dos 27... :|
Fernanda Santos
Pois eu estou com 26, ja sou casada, com um homem maravilhoso, que me trata como uma princesa. Nossa situação financeira é muito boa e dá pra viver com conforto e ainda ajudar quem amo. Já terminei meu curso de Direito e estou estudando muito pra OAB. Não faço e não farei parte dessas estatísticas, pois tenho certeza de que com 27 ja terei minha oab e estarei realizada. Na vida a gente tem que determinar o sucesso! mesmo que tudo não pareça que vai dar certo vc deve ter fé em Deus e reverter a situação com garra e força. Minha situação mudou qndo eu percebi que minha vitória de hoje, foi fruto da minha escolha no passado, que não foi fácil tb. Acredite em vc e fé em Deus que o resultado é SUCESSO.
Jacqueline
Talvez nao seja nem o problema de fracassar em si, mas aos 27 a gente tem a tendência de exagerar a importancia dos erros e minimizar a relevancia das vitórias. Pq td tem q ser perfeito, na vida profissional e financeira, afetiva e familiar. É tb a lei da natureza se impondo e dizendo no teu ouvido "vamos lá, espalhe seus genes, tenha filhos, afinal eles escolherao o seu asilo".
Maribel
Aos 27 eu estava com toda a vida extruturada,casamento, filho, profissão...Depois caí, e agradeço,pois aprendi que nada é eterno,hj a única coisa de que gosto nos 27 é que sei passa.O segredo é APRENDER A PERDOAR-SE,aos 45 oque parecia dinossauro aos 27,agora parece lagarticha...
Ivanice
Tenho 37, dez anos a mais. Mas quando com 27 anos, estava dando à luz a meu único e maravilhoso filho. Não é uma regra que todos tenham que ter formado família, ou que tenham conquistado sua independência financeira,ou tenham casado ou ainda possuir filhos. O importante mesmo é ter juízo,manter-se longe de confusões, continuar em busca de seu lugar ao sol. Um dia vc consegue, até porque,apesar da minha idade, continuo procurando o meu lugar. Um abraço!
Marcio
Eu estou com 38, acho que pela necessidade da vida esta faze chegou bem mais cedo para min , mas todos tem fazes ruins. bola para frente.
Bruno
Preciso parabenizar Rejane Borges pelo texto. Muito bem escrito, é transparente e as palavras tem vida. Parabéns pelo belíssimo texto!
Victor
Tá, mas esses caras que morreram ao 27 nao passaram por essas dificuldades? Ou eles queriam deixar a vida de sexo, drogas e dinheiro pra ter responsabilidade e trabalhar como um cidadao normal? Nao. Acho que a grande quantidade de entorpecentes que eles usavam debilita o corpo ate uma certa idade, que nao passara dos 30.
Diegohss
Muito bom o texto! muito bom mesmo! Não estou nos 27, tenho apenas 23 anos, mas já tive alguns fracassos onde até hoje quando penso fico triste. Gostei do texto! muito bom! principalmente a tal frase do Churchill: “O sucesso é saltar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo".
Cristiane
Em duas semanas sairei dos 27, mas fazendo um bom resumo, posso afirmar que foi um ano de muita reflexão, percebi que nessa nova fase houve mais intensidade de sentimentos, me sinto mais madura e em consequência mais focada. Estou numa linha tênue entre a juventude e o amadurecimento com alguns conflitos internos, mas quando olho para trás fico feliz em ver que aos 27 já tenho uma família (minha filha está com 6 anos), estou terminando minha segunda faculdade e posso dar atenção especial à minha carreira. Finalmente aos 27 defini os meus objetivos profissionais com mais precisão e estou bem colocada no mercado. Me sinto feliz e mais bonita, embora sempre preocupada com minhas linhas de expressão que estão começando a aparecer e meus cabelos que ainda não começaram a ficar brancos rsrs. É isso aí!
Helder
Vou fazer 54 será que vai ser dessa vez
Joana Franco
Parabéns pelo texto e quero deixar aqui minhas palavras, acredito que a vida aqui é uma passagem de lutas em busca de melhorias culturais, materiais e intelectuais (espirituais), e como na vida tudo passa... Aproveite cada momento de sua vida, pois ela passa rápido, eu qdo acordei já tha feito 49, apesar de me sentir com 35, e viveria tdo profundamente novamente.
Ricardo
Completei 27 essa semana (20.10) e sinto uma energia que me faz buscar por coisas novas. Acho que é o desejo de não carregar todo esse peso que já me deixa encurvado... mas que bom que posso fracassar sem me sentir tão culpado!!!
CRISTIANE OLIVEIRA
O GLÁUCIO TÁ CERTO, NÃO ESPERE CHEGAR AOS 37 PARA PENSAR QUE OS 27 FORAM RUINS, TUDO QUE ESTÁ RUIM PODE FICAR PIOR!!!TER 27 É SER BEM JOVEM PARA CONSERTAR TUDO, TER 37 É TER MENOS CHANCES DE CONSERTAR TUDO,MAS MESMO ASSIM TER ALGUMA CHANCE...
Gui
Completei 28 anos em setembro. Saí dos 27 anos na teoria, mas não na prática. 2011 tem sido um dos piores, senão o pior ano da minha vida até aqui. Vivo um conflito interno muito grande. Me cobro muito, o tempo todo. E isso gera uma angústia enorme que me paralisa. Nas últimas semanas tenho pensado constantemente em morte.
Na semana q vem começo a fazer psicoterapia. Espero q me ajude.
Parabéns pelo excelente texto! É bom saber que não estamos sozinhos.
Diego
Eu ja tenho 28 mas meus 27 foi horrivel , tbm já ouvi falar q é mais facil dar esquizofrenia naun sei se to certo mas q os meus 27 foi pésimo isso foi !
Marina
Poxa, pelo menos não me sinto mais sozinha no barco rsrsrs.. estou vivendo isso na pele atualmente. Acho que o problema é que nessa idade temos consciência suficiente para entender onde cada caminho nos leva, inclusive aqueles em que já entramos, onde cabe mais uma das célebres frases (não faço ideia do autor), que diz que antes de sair correndo, deve-se pensar bem na direção para onde se está indo, e onde você vai chegar. Aqui percebi que talvez toda a energia da adolescência/juventude, toda a pressa e a "batalha" por aquilo que achava certo talvez não tenham dado os resultados certos. E agora é hora de pensar racionalmente, com a calma de um adulto (aliás, onde ela fica? ainda não achei...) sobre o que fazer, para onde ir, qual o melhor caminho... Uma vez me disseram que a imaginação mata o homem, hoje acho que posso completar essa frase dizendo "a imaginação aos 27 anos pode matar um homem"...
Roberto Nascimento
Adorei o conteúdo da matéria porém acredito que os fracassos assim como as vitorias,fazem parte do processo natural do ser humano náo tendo,na minha opinião,nenhuma ligação com essa ou aquela idade e sim com essa ou aquela escolha.Não devemos esquecer que somos produto de tudo aquilo que pensamos e que tudo aquilo que pensamos nos leva a escolher tudo aquilo que queremos.Enquanto houver vida,haverá vitorias e derrotas,não há como fugir.A grande diferença esta,na maneira como encaramos esses fatos,seja aos 27 ou aos 72 anos.O presidente da Soka Gakkai Internacional,Dr Daisaku Ikeda,no prefacio de seu livro Nova Revolução Humana comenta "Seja como for,um dia a revolução humana de uma unica pessoa irá transformar totalmente o destino de um pais e mais,ira transformar o destino de toda a humanidade"
Obrigado pelo espaço.
carmen
hoje tenho 29 anos, com 27 eu era presidente de uma ong ambiental (que eu bancava, pq nao conseguia patrocinio). Na realidade meus 27 anos foi bom, eu realizei alguns sonhos como conhecer a Italia, fazer no minimo 2 viagens por ano uma nacional e uma internacional.
eu ja ouvi falar que 28 anos que é o ano macabro, alguns psicologos dizem que todos os seus aniversarios que sao multiplos de 7 sempre acontece algo extraordinario na nossa vida.
7 anos é a idade escolar
14 adolescencia
28 fase adulta
quando fiz 28 anos sim, aconteceram mais coisas, me casei, mudei de trabalho - menos horas por semana, fechei a ong, quiz fazer mil coisas diferentes ao mesmo tempo, uma duvida sobre tudo....enfim acho que o melhor a fazer é vc ler o livro o segredo das mentes milionarias e colocar em pratica, garanto que da certo, pq eu fiz....
Raquel
Daqui a exatos 3 meses e 15 dias terei 27, mas não acho que a coisa vá piorar mais do que já está. Não tenho namorado, filhos ou emprego, e ainda moro com os meus pais. Mas foi aos 20 que tomei uma decisão totalmente equivocada, fiz a graduação errada! Agora estou falida e desempregada, já tentei empregos em outras áreas, porém não encontrei nenhum que valesse a pena. Todas as minhas expectativas (e boa parte dos meus sonhos) desceram pelo ralo junto com os 25. Aos 26 eu tento não surtar. Por todas essas razões acho que os 27 não seram tão ruins, a coisa tá horrível agora! Enfim, mas isso é apenas uma fase como já foi comentado. Se não houvesse obstáculos pelo caminho ninguém cresceria. E lembrem-se, alguém algum dia disse que seria fácil crescer?
Joyce
Vou fazer 27 anos na segunda feira e estava pensando em tudo o que a matéria disse. Confesso que fiquei mais confortável depois de ler a matéria, que venham os 27 anos e todos os fracassos que serão inevitáveis. Adorei.
vania
Passei pelos 27 sm problema nenhum, talvez por estar trabalhando e estudando, portanto, sem nenhuma frescura de ficar preocupada com o começo da vida adulta. Para a maioria das pessoas, a vida adulta começa bem antes com muitas responsabilidades. Esses artistas que foram citados na reportagem morreram de overdose, isso sim os matou.Drogados é o que eles foram.
Marcell
Realmente essa idade é maldita mesmo...
Tassiana
Fiz 28 em agosto, mas os 27 anos foi uma idade de mudanças....eu recém tinha terminado um namoro de 3 anos, passei num concurso público, sai da casa dos meus pais pra uma cidade há 700 kms de lá, montei minha casa, enfim...foram 27 anos bem movimentados...mas tudo foi meio que no automático, as coisas aconteciam, e eu ia com a maré...foi um dia que eu parei pra pensar em tudo, e meio que surtei...tinha sido muita coisa...e agora ao mesmo tempo que tudo parece definitivo, tb parece incerto demais. Apesar de já ter minha vida, sinto que fracassei no campo sentimental, e observo que tá cada vez mais dificil ter a chance de acertar...
Fernanda
Isso é tão perfeito que qualquer comentário meu aqui vai ser completamente supérfulo.
fabio
27 anos e adolescente sim
JAQUELINE ZARATE
Bom faço 27 anos amanha 06/12 por isso me interessei em ler essa matéria... acredito sim que existe uma certa pressão na idade que irei completar a começar por mim mesma fico me perguntado e refletindo o que tenho feito? para onde estou conduzindo o barco da minha vida? quem tenho afetado com minhas escolhas? e ate mesmo com minhas omissões em vários momento. Quero melhorar; sinto que tenho um potencial enorme a ser explorado mais que simplesmente não tenho tido coragem e ousadia em usar.Espero que Deus me ajude a conquistar a ser uma ótima mãe para minha Ana Ester que esta com 3 meses de vida e uma excelente companheira para meu marido lindo.
Desejo uma feliz nova fase a todos nos e sei que nunca é tarde para ousar pois a vida é isso um eterno aprendizado.
Deixe-nos o seu comentário
O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.