Jason Travis: Whats in your bag?
© Jason Travis, "Persona".
Jason Travis nasceu em Atlanta (Estados Unidos) e descobriu o gosto por fotografia por acaso. O actual fotógrafo começou por trabalhar como músico e barman em casamentos. Travis adora casamentos. E sobretudo observar como esse dia desperta emoções e comportamentos únicos nas pessoas.
Foi através da fotografia que deixou de ser apenas um mero espectador destes momentos de felicidade para passar a fazer parte dela. Com as suas imagens, podia ser o “olhar” que os registava e transmitia sob as melhores perspectivas. Actualmente, Travis é conhecido pelos seus retratos de casamento e basta aceder à sua página pessoal para visualizar “estes pedaços de vida” que tanto gosta de captar. Em 2007, criou um projecto paralelo. Diferente, mas seguindo as mesmas linhas: “Persona” pretende também mostrar uma faceta individual da nossa vida.
© Jason Travis, "Persona".
O que é que é indispensável a cada pessoa, para que o transporte consigo todos os dias? Quais são os nossos objectos fundamentais? Para satisfazer a curiosidade, Travis desafiou os habitantes de Atlanta a abrirem as malas. De seguida, fotografou o que cada um levava dentro dela. Telemóveis, óculos de sol, chaves, canetas, passaportes, carteiras e bolsas são alguns deles. No caso das mulheres, há ainda vernizes, batons e cremes. No caso dos homens, ferramentas, aparelhos electrónicos e livros técnicos. Nada de novo, portanto.
O projecto de Travis é o espelho de uma visão voyeurista que nos aguça os sentidos no dia-a-dia. Quem é que nunca teve vontade de saber o que vai na mala alheia? E se ainda por cima for gira…será que o interior também o é? Nós queremos saber o que as outras mulheres “escondem” nas suas malas. Os homens interrogam-se porque lhes damos tanta importância, porque temos tantas - mas morrem de curiosidade sobre o que levamos.
Para além disso, em “Persona” Travis quis provar que a escolha desses mesmos objectos está relacionada com a personalidade da pessoa. Que demonstram gostos, hábitos, afinidades e até mesmo profissões. Ou seja, aquilo que transportamos nas nossas malas acaba por nos definir individualmente. O fotógrafo fez ainda esta “brincadeira” com animais. Veja as fotografias e diga-nos se a sua mala é parecida com alguma destas: