O universo fantástico de Lissy Elle

Vive numa pequena cidade, no Canadá, entre um campo de milho e uma floresta e, muitas vezes, é neste cenário que cria o seu mundo de fantasia. O seu trabalho tem as cores do universo fantástico dos contos de fadas; os cheiros da infância e o sabor agridoce dos sonhos. Lissy Laricchia - ou Lissy Elle – não só concebe estes mundos, como também é a personagem principal das histórias que inventa, desafiando as leis da gravidade e utilizando os objectos de formas pouco convencionais, em histórias sem legendas ou pontos finais.



elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Wendy".

Lissy diz que gosta de fingir que não se preocupa com o que outros pensam sobre si. Gosta de fingir que cria as suas obras (apenas) para si; no entanto, admite que há um momento na vida de todos os artistas em que é muito importante o reconhecimento. Sente-se insanamente abençoada por fazer algo que ama. E tudo isto começou porque algumas pessoas gostaram do que colocou na internet. E foi o apoio que obteve da comunidade de fãs online que a motivou a continuar. Sempre que alguém lhe diz que se sentiu inspirado pelo seu trabalho, Lissy sente que não pode parar. As suas imagens, diz, são metade dela e a outra metade pertence a quem as vê.

Com auto-retratos provocadores explora, no limite, conceitos como a inocência da infância ou a loucura e a mortalidade e o resultado é, normalmente, uma alucinante viagem sensorial por mundos vibrantes e mágicos. O destino: uma intensa e excitante procura da visão ingénua do mundo que nos rodeia. Como se fosse (sempre) a primeira vez.

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Things We Can't Let Go Of".

“Regressa ao teu livro” (Get Back in Your Book) é uma série particularmente interessante de fotos fantásticas em que os personagens dos livros tentam fugir, ou regressar, às histórias a que pertencem. Lissy descreve estas imagens como uma colecção de personagens que lutam para se manterem no mundo real.

O tom macabro de muitas das suas fotos bebe a inspiração nos (muitos) filmes de terror que viu. Sente-se, frequentemente, a familiaridade do universo Tim Burton, potenciado pelo cenário natural dos fins de tarde na floresta que existe mesmo ao lado de sua casa.

Gosta particularmente de fotografar pernas porque são longas, pálidas e bonitas: com arranhões ou sujas. Acredita que as pernas mostram um conjunto de emoções que podem enriquecer ou empobrecer uma composição fotográfica. Quando não está a fotografar: está a ler todos os livros que pode. Lissy é tudo menos convencional. Veja o site da autora.

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "The Drop".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Seven Fragile Things".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Rough Patches".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Magical Mystery Box & Co".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Get Back In Your Book Belle".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Creationism".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Alice Found Some Shiny Things".

elle, fantastico, fotografia, lissy © Lissy Elle, "Wanderer".

marisa antunes

apaixona-se por tudo e pelos nadas e passa a vida a sonhar acordada. Tem uma assumida tentação pelo abismo e pelas quedas livres - sem rede - e acredita que tudo é possível.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter