Patrimônios culturais da humanidade no Brasil

Destinos culturais estão cada vez mais na lista dos viajantes de todo o mundo. No Brasil, vale a pena visitar os patrimônios culturais da humanidade. Confira alguns deles.


1. Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. Foi nesta local que aconteceu a Inconfidência Mineira, uma tentativa pela independência da Coroa Portuguesa. A cidade de Ouro Preto foi construída no século 17 e tombada em 1980. A cidade é um importante palco das histórias do período da ascenção da exploração do ouro em Minas Gerais, com muita arte barroca do período colonial.

praca-tiradentes-em-ouro-preto-minas-gerais.jpeg

2. Centro Histórico de Salvador, Bahia. Foi a primeira capital do Brasil e foi tombada em 1985. A arquitetura renascentista e a história da cidade, sendo um dos lugares nos quais a cultura indígena, africana e européia se entrelaçavam faz da cidade um dos locais mais importantes do novo mundo.

800px-Salvador-CCBY10.jpg foto: Fernando Dallacqua

3. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais. A igreja possui um grande número de obras do mais importante artista barroco brasileiro, Aleijadinho. O Santuário de Congonhas foi construído na segunda metade do século 18, com arquitetura inspirada no rococó italiano. Há sete capelas que ilustram fatos bíblicos e estátuas de profetas, feitas em pedra-sabão.

800px-Congonhas_santuario_matosinhos.jpg foto: Halleypo - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12632557

4. Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí. Um sítio arqueológico dos mais antigos da América do Sul. No local, encontramos inúmeras cavernas rochosas com pinturas rupestres. Algumas dessas pinturas são datadas de há mais de 25 mil anos. São importantes documentos que retratam a cultura das primeiras sociedades que habitavam as Américas. O local foi tombado em 1991.

parque-nacional-da-serra-da-capivara-pintura-rupestre.jpeg

5. Centro Histórico de São Luís, Maranhão. A cidade foi colonizada por franceses e, também, foi ocupada por holandeses antes da chegada definitiva do povo português. Por essa mistura de culturas é considerada um palco das misturas de sociedade que eram o Brasil colonial. Construída ainda no século 17, foi tombada em 1997. A arquitetura colonial foi inspirada na francesa e os azulejos portugueses que decoram as fachadas dos prédios históricos embelezam a capital maranhense.

Centro_Histórico_de_São_Luís,_Maranhão,_Brasil_4.jpg foto: Andradewallace - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41249647


Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //Jéssica Parizotto