Bend: o novo mobiliário de arame

Dois anos demorou o designer americano Gaurav Nanda a criar e desenvolver a sua própria empresa, Bend. O que produz? Cadeiras, cadeiras de arame... A inspiração? Além de um toque dos anos 50, tão simplesmente a vida... "Como linhas que são escritas para criar uma história, as nossas linhas são desenhadas para criar estruturas inspiradas pelas nossas vidas."


arame, cadeira, design, gaurav, metal, mobiliario, moveis, nanda © Gaurav Nanda, "Lucy".

Gaurav Nanda possui o génio da criação. Enquanto criança, numa infância passada nos subúrbios de Detroit, inquieto, cultivava-se construindo, modificando e destruindo todo o tipo de coisas - um ciclo que o prepararia para as etapas seguintes. O tempo correu e o lugar como designer na General Motors fez com que passasse grande parte da sua vida embrenhado no mundo automóvel, mas não seria esse o fim do percurso. Agora em Los Angeles, continua a criar, mas algo ligeiramente diferente.

Bend Seating, a sua recente empresa, produz mobiliário para interior e exterior alinhado com o estilo de vida moderno. Por agora, as cadeiras - metálicas, de arame - são o seu foco.

Como não será difícil imaginar, cada uma delas implica uma boa quantidade de trabalho manual, empregando uma técnica à qual chamaram "bending" (dobrar). Essencialmente, os componentes individuais (o arame) são moldados por uma máquina, de forma a que cada dobra fortaleça o metal ao invés de o enfraquecer, assegurando assim a solidez da estrutura. Por fim, são aplicados numa fábrica na China, com a precisão que nenhuma outra iguala, à mão, entre 300 a 400 pontos de solda. A cadeira está, então, quase pronta. Já nos EUA, as peças são polidas e recebem um revestimento que as prepara para resistir aos elementos e garante a sua durabilidade.

arame, cadeira, design, gaurav, metal, mobiliario, moveis, nanda © Gaurav Nanda, "Ethel".

A colecção de estreia, composta por cinco peças, é uma abordagem contemporânea à produção de cadeiras de arame, uma área não tão explorada do design industrial, da qual ressalta o nome de Harry Bertoia. Este escultor de origem italiana, cujas cadeiras metálicas de meados do século passado se mantêm como clássicos modernos, tem sido a grande referência de Gaurav Nanda. É fácil perceber o que Bertoia pretendia e que conseguiu alcançar. Nas suas próprias palavras: "Se olhar para estas cadeiras, elas são essencialmente feitas de ar... O espaço passa através delas." O conceito de Nanda é essencialmente o mesmo mas leva o trabalho de Bertoia, a que ele chama "cânone em cadeiras de arame", um pouco mais longe. Gaurav diferencia as suas criações dizendo-as mais "angulares e oblíquas, algo que poderia ter sido criado com recurso a um algoritmo", com o propósito de actualizar o conceito de cadeira de arame "para oferecer algo diferente, mais ousado, mais intrincado e confortável."

arame, cadeira, design, gaurav, metal, mobiliario, moveis, nanda © Gaurav Nanda, "Drum".

No que ao conforto diz respeito, o designer refere o quão apreensivos se mostram os clientes e a surpresa posterior. Por muitas vezes terá ouvido algo como "Tão confortável!", não a quem para elas olha, mas sim a quem nelas se senta. O aspecto pode ser enganador. O espaçamento entre arames é inferior ao das cadeiras Bertoia e esse é mais um ponto de diferenciação. Este pequeno detalhe altera por completo o produto, proporcionando um suporte acrescido. "É possível sentar-se nestas cadeiras sem uma almofada durante um longo período de tempo e ter uma experiência extremamente confortável.", Gaurav explica. Almofadas feitas à medida estão agora também disponíveis por um preço que ronda os 50 dólares.

arame, cadeira, design, gaurav, metal, mobiliario, moveis, nanda © Gaurav Nanda, "Drum".

The Farmhouse, Lucy, Ethel, Bunny e The Drum são os modelos apresentados pela empresa e estão disponíveis em três cores - branco, preto e laranja. A cor é, segundo o autor, para além do design, o que define estas cadeiras, ao reforçar a pura geometria da forma. Cada cadeira tem a sua inspiração própria, dicas de utilização e uma pérola de descrição. The Drum representa a multiplicidade, podendo servir de banco, otomana e até de mesa. Sobre The Farmehouse Chair, por exemplo, diz-se ter um carácter rústico, ser inspirada pela arquitectura de antigos celeiros Amish, e ainda que apenas alguns minutos nela sentado fariam qualquer um abandonar o seu trabalho e viver da terra.

arame, cadeira, design, gaurav, metal, mobiliario, moveis, nanda © Gaurav Nanda, "Bunny".

Entre 440 e 495 dólares é quanto custam as cadeiras Bend, preço justificado pela qualidade dos materiais e pela mão de obra necessária à sua produção. São um pouco mais baratas que as cadeiras Bertoia dos anos 50, comercializadas a uma média de 600 dólares cada.

É sempre interessante ver surgir um designer talentoso com uma nova abordagem a um objecto comum ou ultrapassado. E mais surpresas estão para vir. A colecção Bend Seating por Gaurav Nanda pode ser encontrada online no site da empresa. Quem quer renovar os móveis lá de casa?

arame, cadeira, design, gaurav, metal, mobiliario, moveis, nanda © Gaurav Nanda, "Bunny".


alexandre romero

um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //alexandre romero