Peter Lippmann: um pé na publicidade, outro na arte clássica

Peter Lippmann é o fotógrafo de campanhas de sucesso para Louboutin, Cartier, Guerlain, Chianti, Le Figaro. Atua para publicações como NY Times, Vogue, Marie Claire, entre outras. Com esse breve curriculo de ouro vale a pena conhecer um pouco de suas composições e o seu lugar na fotografia comtemporânea.


fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "CapricesDeCannes".

Peter Lipmann é nome recorrente nos magazines de moda, arte e pop do mundo. Conhecido pelo olhar certeiro e estilo de composição diferenciado, é hoje o fotógrafo oficial das campanhas do designer de sapatos Christian Louboutin. A sua obra passeia por cenários, editoriais de moda e publicidade, paisagens de sonho e fotos minimalistas de alimentos.

Esse americano radicado em Paris já fotografou para marcas e nomes famosos como Cartier, Guerlain, Chianti, Le Figaro ou NY Times, entre outros. A fotografia de Peter Lippmann desperta até os olhos mais desatentos. Diante de uma foto com a sua assinatura somos impelidos a – literalmente – parar e olhar.

fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "PiperHeidsieck".

Peter Lippmann abusa com maestria da fotografia still life - ao pé da letra, composições de objetos parados e ambientadas com cenários e luzes, como as naturezas-mortas da arte ocidental. Lippmann torna o still life um convite à leitura da imagem e ao despertar da imaginação.

© Peter Lipmann, "Louboutin - Look Book".

A fotografia still life tem detalhes sutis de técnica, especialmente quando seu uso é para a publicidade. Nesse sentido, Petter Lippmann surpreende ainda mais, pois não se limita aos recortes para mídia impressa, nem tão pouco evita o deep focus (profundidade de campo). Ele brinca com as possibilidades da fotografia, trazendo um efeito por vezes surreal às suas composições.

O que um olhar técnico pode achar que prejudica o recorte para mídia impressa, Lippmann usa a seu favor para obter efeitos únicos, que se revelam poderosos dentro da publicidade.

fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "Nicolas Feuillatte".

Lippmann elevou a fotografia publicitária ao patamar de releitura de obra de arte. Suas campanhas publicitárias mais marcantes no meio são os composites dos famosos sapatos de Christian Louboutin, nos quais os sapatos fazem parte de naturezas mortas que remontam a obras da Idade de Ouro holandesa, no século XVII.

fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "Louboutin - Look Book".

O objeto da propaganda torna-se parte da obra, mas é esta que ganha o destaque (e não só produto).

Há também o Lippmann que explora o cotidiano de uma forma diferente e inusitada. O minimalismo de suas fotos de culinária chega perto de confundir o espectador.

Numa outra abordagem, suas fotos de paisagem revelam uma produção impecável de detalhes que não passam despercebidos. São paisagens de sonho – não reais – retratadas de modo que as cores e formas tomam vida e parecem de fato existir. Retratam o comum de uma forma única, capturam o segundo mais bonito de um sonho numa paisagem estática.

A fotografia de Lippmann fala de sentidos, do corpo, e de frente as suas composições ouvimos essas fotos com o corpo e com os sentidos.

fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "Thailand".

fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "Moven Pick (esq.)"; Poulain (dir.)

fotografia, lippman, morta, naturea, peter, publicidade, sapatos © Peter Lipmann, "Condat".


liss en dehors

é filha de retirantes, caçula de 4 irmãos, de personalidade forte, grande determinação, ama a vida, as artes, o amor... Interessa-se por tudo e vê beleza em [quase] tudo.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //liss en dehors