A leveza do barro: a cerâmica de Valéria Nascimento
© Valéria Nascimento.
Uma visita a um ateliê de cerâmica no Rio de Janeiro despertou não somente a curiosidade, mas o talento da arquiteta Valéria Nascimento. Fascinada pela arte do barro, e inspirada pela arquitetura, Valéria começou a trabalhar com a cerâmica e a porcelana, criando peças de uma ternura indescritível.
© Valéria Nascimento.
O trabalho artístico é todo feito à mão e todas as peças têm influência da natureza, na intenção de transmitir leveza: tanto é que sua arte parece criar vida a olhos nus.
Por causa da maleabilidade da porcelana – usada pura ou com pigmentação natural em tons cinza, marrom e preto – é possível criar formas que resultam em composições seqüenciais – elementos individuais que juntos compõem um grupo escultural e causam impressão de movimento.
A artista brasileira revela interesse e talento para projetos de grande escala. Prova disso é sua segunda exposição individual que acontece, até dia 13 de Dezembro, na Woolff Gallery, em Londres, cidade onde reside há 12 anos.
A exposição, intitulada “Botânica”, apresenta peças que, segundo a artista, exploram o lado orgânico da natureza que nos cerca. A arte de Valéria é composta por peças singulares, com centenas de elementos que formam uma única e complexa instalação.
Além da mostra individual em Londres, Valéria tem uma clientela seletiva, que espera por suas encomendas, como Tiffany & Co, Wedgewood, Channel, ou o Barts Hospital London - o primeiro hospital de Londres a introduzir arte nos ambientes internos.
© Valéria Nascimento.
© Valéria Nascimento.
© Valéria Nascimento.
© Valéria Nascimento.
© Valéria Nascimento.
© Valéria Nascimento.
© Valéria Nascimento.
© Valeria Nascimento, Tiffany&Co, Londres.