Calendário LAVAZZA 2012: 12 fotógrafos à frente da câmara

O calendário LAVAZZA há muito se transformou num objecto de culto e desejo para coleccionadores e apaixonados por fotografia de todo o mundo. Sob o mote Espress Yourself, consagrados fotógrafos mundiais captam, há 20 anos, a alma deste café. Na sua 20.ª edição, a marca decidiu colocar doze dos mestres de fotografia, que contribuíram para o sucesso deste projecto à frente das câmaras, numa vertiginosa paleta de talento e cor.



cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Ellen von Unwerth, capa.

Inspiração, substância, reflexo, sedução, humor, cultura, excitação, profundidade, fuga, intimidade, energia e euforia: doze meses, doze estilos diferentes, doze histórias vividas na primeira pessoa, à frente da lente. Sob a direcção da agência Armando Testa, os fotógrafos Erwin Olaf, Thierry Le Gouès, Miles Aldridge, Marino Parisotto, Eugenio Recuenco, Elliott Erwitt, Finlay MacKay, Mark Seliger, Annie Leibovitz, Albert Watson, David LaChapelle e Ellen von Unwerth interpretaram, na primeira pessoa, algumas das suas imagens.

"Todos os anos, o Calendário Lavazza experimenta novas tendências artísticas e novos temas interpretados por um artista internacional. Numa edição tão importante e marcante para a nossa comunicação, quisemos inverter os papéis e pedir a grandes fotógrafos que criassem auto-retratos inspirados pelo nosso café expresso: o resultado é realmente emocionante”, afirma Francesca Lavazza, Directora da Imagem Corporativa do Grupo.

É uma oportunidade única de vermos grandes nomes da fotografia, normalmente escondidos pela lente, no papel de protagonistas de cenários e histórias humorísticas, curiosas, intensas ou mesmo surreais. David LaChapelle, por exemplo, apresenta-se como rei da selva numa fotografia intitulada "Uma manhã normal transforma-se no Paraíso", onde conta como o café é "uma ferramenta para pôr a minha cabeça a funcionar", e Erwin Olaf, na sua fotografia "Os meus pensamentos voando para longe", afirma: "quando bebo café Lavazza, naturalmente tenho o corpo humano em mente".

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Erwin Olaf, Janeiro.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Thierry Le Gouãs, Fevereiro.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Miles Aldridge, Março.

O rosto icónico do Calendário 2012, e de todo o projecto ligado à celebração do vigésimo aniversário, é o de Valerie van der Graaf, uma modelo holandesa de 20 anos, protagonista das fotografias de Ellen von Unwerth, e que surgirá na capa a apagar as velas.

"Foi incrível trabalhar com estes grandes talentos, captar a relação entre as suas personalidades e o café em cada fotografia. Foi quase como um regresso a casa, ou melhor, uma nova interpretação do lema 'Espress Yourself', tão querido da Lavazza", sublinhou Michele Mariani, Director Criativo da agência Armando Testa.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Marino Parisotto, Abril.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Eugenio Recuenco, Maio.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Elliott Erwitt, Junho.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Finlay MacKay, Julho.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Mark Seliger, Agosto.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Annie Leibiovitz, Setembro.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Albert Watson, Outubro.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, David LaChapelle, Novembro.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Ellen von Unwerth, Dezembro.

cafe, calendario, fotografia, lavazza © Calendário LAVAZZA 2012, Ellen von Unwerth, contra-capa.

Veja o vídeo com o 'making of':

marisa antunes

apaixona-se por tudo e pelos nadas e passa a vida a sonhar acordada. Tem uma assumida tentação pelo abismo e pelas quedas livres - sem rede - e acredita que tudo é possível.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter