daniel emeka: digital de espírito africano

A natureza, a mulher, a água e os contrastes pela luz têm um papel fundamental no trabalho de Daniel Emeka. Com apenas 24 anos, o designer da Nigéria é responsável pela criação de uma plataforma online e já trabalhou em diversas empresas como director de arte.


daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "The Legend Of The Gatekeeper".

A imaginação une-se à arte da fotografia e ao Photoshop nas imagens de Daniel Emeka, um director de arte proveniente de Lagos, Nigéria. As suas imagens transportam-nos para um mundo de fantasia em que os cinco elementos brincam e os opostos se atraem.

Com 24 anos, Emeka é responsável pela criação do projecto Design Layerz, uma plataforma comunitária para designers e artistas. Inspirando-se na beleza da Natureza e na mulher, os seus trabalhos mostram um forte cariz africano, quer pelos temas escolhidos, quer pelos modelos que figuram.

Os seus trabalhos centram-se bastante em jogos de contrastes em que a luz tem um papel predominante. Por exemplo, na série "Droplets" Emeka opõe a vida marítima à superfície terreste, colocando gigantescas gotas de água fora do seu meio natural, como que a levitar. Também em "The Legend of the Gatekeeper" aparece uma dicotomia entre o mundo aquático e o mundo terrestre.

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Droplets".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Droplets".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Droplets".

Já em "End of the Dark Days", o contraste é entre a sombra dos rochedos e a luz e vida no horizonte. Uma criança e duas aves surgem como ponto focal e a imagem que aparece recortada aos nossos olhos é o continente africano. "Heart of the Mountain" transporta-nos para o tema do ambiente ameaçado, mostrando-nos uma imagem de um coração a sangrar a ser arrancado da terra: uma rosa que sangra pela raiz. O humor também aparece neste desgner, principalmente em trabalhos como "Love is in the Air", em que balões fazem levitar casais de animais.

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "End Of The Dark Days".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Heart Of The Mountain".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Love Is In The Air".

Depois do ensino secundário, Emeka interessou-se pelo design gráfico, tendo escolhido esse caminho para o seu futro profissional. Além da Design Layerz, trabalhou também para a Bate Logos, DDB Lagos e para a Moore Advice.

Emeka faz fotografia, procedendo à manipulação das imagens e ao estudo da sua composição. Pensa primeiro nos conceitos que vai desenvolver. Depois, procura imagens online para se inspirar. Também tira ideias de músicas, da natureza e da sua visão das mulheres para produzir imagens e conceitos originais. Como ferramentas de trabalho, usa Photoshop e Corel.

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Entangled".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Even The Heaven's Cry".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Light House".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "Mother Of The Living".

daniel, elementos, emeka, mulher, natureza © Daniel Emeka, "The Rising Sun".


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra