HM4 Thunderbolt: um relógio vestido para combate
© HM4 Thunderbolt, Maximilian Büsser.
Deixando de lado o papel de acessório normalmente coadjuvante na indumentária masculina, o relógio HM4 Thunderbolt faz jus ao seu referencial na aviação, roubando a cena para transformar qualquer look casual em demonstração de potência e determinação. Maximilian Büsser, que assina o conceito deste verdadeiro relógio-arte, traduziu na aerodinâmica afilada do produto sua paixão de infância pelos aviões que, em miniatura, oscilavam pendurados no teto de seu quarto de menino.
Maximilian Büsser.
O fascínio pelo poder das máquinas voadoras parece não ter abandonado Büsser - um fascínio que o marcou da tenra idade à criação da MB&F, marca conceito em relojoaria. O relógio foi concebido e desenvolvido ao longo de três anos, tempo necessário para a criação dos 311 componentes especificamente projetados para o HM4 Thunderbolt. Curiosamente, a arrojada máquina de horas é essencialmente artesanal. A natureza extrema da arquitetura do produto inviabilizou a utilização de componentes disponíveis na indústria.
Entretanto, qualquer que seja o ângulo adotado para observação deste raro modelo de engenho e design, a surpresa vem de um relógio fantástico que se oferece, antes de tudo, como amplo campo de referências, volumes e formas, deixando em segundo plano a inexorável função de mostrar as horas.
© HM4 Thunderbolt, Maximilian Büsser.
© HM4 Thunderbolt, Maximilian Büsser.
© HM4 Thunderbolt, Maximilian Büsser.
Apesar da indicação do tempo não encontrar destaque no HM4, a posição dos mostradores em relação ao pulso possibilita uma legibilidade fora do comum e extremamente prática, dispensando a torção do braço para leitura das horas. Não por acaso, o HM4 obteve o galardão de Relógio do Ano na categoria Conceito e Design do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra.
Entrega do galardão de Relógio do Ano.
Entrega do galardão de Relógio do Ano.
Profundamente referenciado, mas de maneira nada previsível, o conjunto da obra consegue se revelar ao mesmo tempo lúdico e desafiador. Büsser constituiu uma arma de guerra contra a monotonia, transformando referências de infância em ousadia. Em um contexto imperativo de pressa e funcionalidade, o HM4 Thunderbolt provoca, seduz, atrai. Usa a potência de seus reatores para desacelerar o tempo, obrigando o mais desatento e apressado sujeito a uma pausa qualquer para crítica ou admiração.
Os contrastes entre as superfícies foscas e de meticuloso polimento, titânio e safira, linhas retas e curvas, formas rígidas e elementos articulados, atribuem ao HM4 Thunderbolt vida e energia singulares. A MB&F refere-se à sua criação como a quintessência da arte cinética tridimensional. Embora os mais tradicionalistas desdenhem do feito, o trabalho é primoroso, há que admitir.
© HM4 Thunderbolt, Maximilian Büsser.
© HM4 Thunderbolt, Maximilian Büsser.