Uma playlist de Natal

Não há Dezembro sem Natal, nem Natal sem os seus clássicos. Músicas como “Jingle Bells”, “Santa is coming to town” ou “All I want for Christmas is you”, invadem esta época na voz de conhecidos artistas que, ao longo dos anos, foram apresentado novas versões dos originais. Faça frio ou faça calor, a quadra natalícia não dispensa a sua playlist.



natal_meet-me-in-st-louis_600x.jpg

O mês de Dezembro traz consigo a época mais bonita do ano, o Natal. E com ele, vêm também as luzes, as decorações, a árvore de Natal e o presépio, o próprio Pai Natal e, claro, as tradicionais músicas natalícias. Desde “Jingle Bells” a “All I want for Christmas is you”, os clássicos são muitos e há interpretações para todos os gostos. Apresentamos-lhe de seguida uma playlist com algumas das canções mais conhecidas e as suas versões.

Jingle Bells É provavelmente a música mais ouvida nesta quadra. Foi escrita por James Lord Pierpont em 1857 e publicada com o nome de "One Horse Open Sleigh”. O curioso é saber que, originalmente não era uma canção de Natal. A cantora Diana Krall e o coro da série Glee interpretam duas das versões mais famosas.

Santa is coming to town Este clássico foi cantado pela primeira vez na rádio em 1934 por Eddie Cantor. Tinha sido escrito por Fred Coots e Haven Gillespie e tornou-se rapidamente um êxito. A lista de interpretações é (mais que) extensa. Por exemplo, em 1970 os Rankin- Bass produziram uma edição especial televisiva baseada na canção, onde Fred Astaire narrava em simultâneo a história original do Pai Natal. Andrea Bocelli, Mariah Carey, Bing Crosby, Diana Ross, Frank Sinatra e Michael Bublé são apenas mais alguns nomes.

We wish you a Merry Christmas “Desejamos-lhe um Feliz Natal” é outra das músicas mais comuns por estes dias. Presente em cartões postais, luzes ou pais natais decorativos, não há ninguém que não cante ao menos o seu refrão. Escrita no século XVI, já passou pelas vozes de Bing Crosby, Enya ou Weezer.

Have yourself a little Christmas Esta canção - criada por Ralph Blane e Hugh Martin - surgiu a público em 1944, imortalizada por Judy Garland, que a interpretou no musical “Meet me in St.Louis” . Nos anos 50, Frank Sinatra criou outra versão, alterando a própria letra, que acabou por se tornar mais popular que a original. Ella Fitzgerald, Connie Francis, The Pretenders, Diana Krall, Katie Melua e Chistina Aguilera são outros nomes conhecidos por interpretá-la.

Let it snow Apesar de ser uma canção de Natal, foi escrita num daqueles verões quentes norte-americanos. Em 1945 em Hollywood, Sammy Cahn e Jule Styne produzem um clássico que alcançou o número um na Billboard logo no ano seguinte. Este hit foi igualmente regravado por inúmeros artistas, entre eles Frank Sinatra, Doris Day, Michael Bublé e Mika. O elenco da série Glee também a incluiu no seu álbum especial de Natal.

All I want for Christmas is you Em 1994, Mariah Carey e Walter Afanasieff compõem esta música que passou a ser obrigatória nos sons natalícios. “O mais importante no Natal não é os presentes, mas estar com quem gostamos”, assim diz a sua letra. A canção já foi interpretada por John Mayer, Shania Twain, My Chemical Romance, David Fonseca e Olivia Olson para o filme “Love Actually”. Em 2008, foi eleita uma das cinco mais populares de sempre.

Happy Xmas (War is Over) A letra de “Happy Xmas” – escrita por John Lennon e Yoko Ono, é baseada num dos seus protestos: em 1969, alugaram outdoors e cartazes em várias cidades do Mundo onde anexaram “War is Over (If you want it) Happy Christmas”. A música foi lançada somente em 1971 por se referirem à Guerra do Vietname. Em 1980, após o assassinato de Lennon, foi re-editada e chegou ao número dois nas tabelas de venda. The Fray, Celine Dion, Neil Diamond, Jessica & Ashey Simpson e Vanessa Carlton produziram alguns covers deste clássico.

Stille Nacht (Noite Feliz) Dizem ser das canções mais antigas de Natal. Foi criada em 1818 pelo padre Joseph Mohr, em Oberndorf (cidade próxima de Salzburgo). Todos os anos na missa do galo de Salzburgo é ouvida na versão original. Já foi traduzida em mais de quarenta e cinco idiomas e interpretada por artistas como Elvis Presley, Gregorian, Johnny Cash, Jose Carreras, Luciano Pavarotti, Mariah Carey, Sarah Brightman, Simone e Whitney Houston.

“So this is Christmas”, “Last Christmas”, “Rudolph, the red nosed” ou “I´ll be home for Christmas” são (outros) acordes essenciais que completam esta lista natalicia.

diana ribeiro

gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar e cheirar livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v8/s
 
Site Meter