Ann Hamilton: a fotógrafa de câmara na boca

A fotógrafa norte-americana Ann Hamilton colocou-se frente a frente com os objectos das suas imagens, sem qualquer barreira, ao dispensar o uso da câmara tradicional e deslocando o seu ponto de visão para a boca, numa autêntica materialização do conceito de sinestesia.


ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

Nada é mais moderno que recorrer a uma prática artesanal para representar uma ideia tão contemporânea - a de que os nossos sentidos se confundem e são confundidos perante a miríade de estímulos exteriores. Sem lentes nem objectivas, Ann Hamilton capta indivíduos, paisagens e objectos a partir de uma perspectiva completamente diferente que, apesar de tudo, remete para o instrumento original de percepção visual: o olho.

Todas as imagens foram captadas por uma câmara pinhole, um método fotográfico muito simples que consiste apenas na utilização de uma caixa feita manualmente, com um orifício muito pequeno por onde deve entrar a luz. Mas o aspecto mais curioso desta série é o facto de todas as figuras, paisagens e objectos terem sido fotografados pela boca de Ann Hamilton.

"Quando a minha boca se abre, a película tem o seu período de exposição. A imagem que daí resulta faz acreditar que me encontro cara a cara com a pessoa ou paisagem captadas, que assim se tornam na 'pupila' dentro da forma de olho criada pela minha boca, como quem vê o seu próprio reflexo na pupila de outra pessoa", explica a fotógrafa.

Sujeito e artista são colocados no mesmo plano e todo o processo cumpre a função provocatória inerente à arte: observador e observado estão separados por uma ínfima distância, que para muitos pode ser desconfortável. Ann Hamilton refere ainda o facto de, nesta série, atribuir uma função a um "tabu cultural": o acto de deixar a boca aberta, commumente visto como sinal de má educação.

Mais informações sobre a artista e os seus projectos em www.annhamiltonstudio.com.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.

ann, boca, fotografia, hamilton © Ann Hamilton, face to face • [9], 2001. Pigment print in wood frame. Edition: 3 with 2 Artist’s Proofs (each). Courtesy Ann Hamilton Studio.


Debora Canbé

Nunca foi nerd, mas gostava de o ser. Mesmo assim, acredita ser capaz de dar um ou outro bitaite sobre uma série de assuntos relativamente interessantes.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Debora Canbé