Globo de Ouro: termômetro da temporada de premiações?

Tornou-se costume apontar o Globo de Ouro como uma prévia do Oscar, principal premiação da temporada. No entanto, houve casos emblemáticos em que a primeira consagrou justamente o oposto da segunda. Em 2010, "Avatar" ganhou os principais prêmios do Globo de Ouro (Melhor Filme - Drama e Melhor Direção) e foi esnobado no Oscar em favor de "Guerra ao Terror".


avatar, bigelow, cameron, de, globo, oscar, ouro, premio Wikicommons, Peter Dutton.

Extraoficialmente, a temporada de premiações de Hollywood tem início em dezembro, quando são anunciados os indicados para o Globo de Ouro, que geralmente acontece no mês de janeiro seguinte. A partir daí, são conhecidos filmes que geralmente compõem diversas outras listas de indicados a vários outros prêmios durante a temporada. É a primeira medição do que ocorreu no ano que passou em matéria de cinema e não são poucas as análises que apontam o Globo de Ouro como prévia do Oscar.

O Oscar começou como uma festa com ingressos vendidos a US$ 5,00 em Los Angeles, em 1929. Nesta primeira premiação, foram entregues quinze estatuetas a nomes que se destacaram no cinema em 1927 e 1928. Na primeira cerimônia, a categoria de Melhor Filme não existia: os principais prêmios eram o de Melhor Filme - Produção e Produção Artística e Única. Os filmes mudos "Asas" e "Aurora" foram os premiados.

O Globo de Ouro surgiu em janeiro de 1944, organizado pela primeira vez pelos estúdios da 20th Century Fox em Los Angeles para premiar o que tinha havido de melhor no ano de 1943 no cinema. Existiam bem menos categorias neste início: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. O prêmio maior foi entregue ao filme "A Canção de Bernadette", de Henry King, que também levou o de Melhor Direção.

Nem sempre acontece o Globo de Ouro ser um prenúncio do Oscar. Um exemplo que está fresco nas memórias dos cinéfilos é o ocorrido em 2010. O grande vencedor do Globo de Ouro foi "Avatar", blockbuster do diretor James Cameron. Além do prêmio de Melhor Filme - Drama e de Melhor Direção, recebeu um total de quatro indicações. Tudo sugeria que a noite do Oscar também seria de "Avatar", mas não foi. O longa de James Cameron e o pouco conhecido "Guerra ao Terror", da diretora Kathryn Bigelow, receberam nove indicações cada um. Só que Bigelow levou a melhor: não só ficou com o Oscar de Melhor Filme e Direção como também levou outros quatro prêmios. "Avatar" ficou somente com três.

avatar, bigelow, cameron, de, globo, oscar, ouro, premio Wikicommons, Cristiano Del Riccio.

Na ultima temporada de prêmios também houve uma falta de sintonia perceptível. Enquanto tudo indicava que o prêmio máximo iria para "A Rede Social", retrato da criação do Facebook feito por David Fincher, a Academia consagrou "O Discurso do Rei", que até então não era apontado como favorito.

Este caso serve como exemplo por ter sido marcante à época, mas também houve outras ocasiões em que Globo de Ouro e Oscar não estiveram em sintonia. Em 2005, estava quase certa a consagração de "O Segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee, quando a Academia foi na contramão e premiou "Crash - No Limite", de Paul Haggis. Houve uma surpresa generalizada no anuncio do prêmio até da parte do ator Jack Nicholson, que entregava a estatueta. "Crash" nem havia aparecido entre os indicados ao Globo de Ouro de Melhor Drama. Os críticos mais indignados chegaram a apontar uma possível homofobia da parte da Academia, por não premiar "Brokeback" e sua mensagem de tolerância para com homossexuais.

É importante ressalvar a grande diferença entre os votantes das duas premiações. Os vencedores do Oscar são escolhidos pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que compreende virtualmente todo o corpo criativo e técnico de Hollywood, o que pode ser arrendondado para 6 mil pessoas. Já o Globo de Ouro é entregue com base nos votos do corpo de críticos estrangeiros de Hollywood, que atualmente compreende 90 pessoas.

avatar, bigelow, cameron, de, globo, oscar, ouro, premio Wikicommons, Greg in Hollywood (Greg Hernandez).

O que a temporada de premiações reserva para 2012? Somente o tempo dirá. Não há forma de prever o comportamento dos votantes, por mais que a mídia e os especialistas tentem ano após ano. Que venham os bons filmes.


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //ricardo prado