Urban Interiorites, um restaurante invulgar
© Urban Interiorites.
E foi exactamente essa a intenção dos estudantes da Escola de Design da Universidade da Pensilvânia que, juntamente com o Professor Ali Rahim, são os responsáveis por este projecto incrível.
A nossa curiosidade é logo provocada pela complexidade da imagem com que nos deparamos. Simplesmente, tentamos perceber o que é. As cores berrantes e a textura interpelam-nos para o pormenor e para o detalhe. É uma massagem ao nosso sentido de visão. Olhando para o Urban Interiorites, não estamos perante um edifício. É uma obra de arte, um objecto em si mesmo, a pedir para ser descodificado.
Este espaço/conceito abriga um bar de saquê, um restaurante de sushi, um lounge com música e outros dois destinados exclusivamente a VIPS. Projectado especialmente para a cultura única da juventude no bairro Harajuku, em Tóquio, no Japão, o espaço responde ao ambiente vibrante e eclético daquele sítio: o bairro super cool de Tóquio onde as raparigas se vestem como bonecas. Não há dúvidas quanto a isto: esta construção é uma interpretação da atmosfera em que se insere, manifestando-se, simultaneamente, como elemento dissonante e central.
© Urban Interiorites.
A arquitectura é uma arte que procura dar sentido à vida quotidiana e não um objecto fechado dentro do seu próprio significado, ou nos elementos que o compõem. A obra arquitectónica evidencia-se ou insinua-se, com clareza ou com mistério. O seu mistério é, em certa medida, evidente, não sendo necessário induzi-lo por outros meios que não os da natureza dos espaços que a definem. Nesta lógica, este edifício é um óptimo exemplo deste entendimento acerca do que é uma obra arquitectónica.
© Urban Interiorites.
© Urban Interiorites.
© Urban Interiorites.