esqueletos de michael paulus

"Skeletal Systems" é uma série de imagens dos esqueletos de desenhos-animados famosos. Tal como um raio-X, Michael Paulus usou da sua imaginação para dar a conhecer o interior de personagens como Charlie Brown, Betty Boop ou Hello Kitty.


animado, cartoon, desenho, esqueleto, ossos © Michael Paulus, "Skeletal Systems".

A nossa pele, músculos e órgãos assentam sobre o esqueleto. É ele que protege as partes mais importantes do corpo e que nos sustém. Para quem não se lembra das aulas de anatomina, o corpo humano adulto tem 206 ossos e está dividido no esqueleto axial (cabeça e tronco) e no esqueleto apendicular (membros superiores e inferiores). Pesa entre 3 a 10 quilogramas e é constituido por ossos longos, curtos e chatos.

Muito provavelmente, para desenhar as imagens que se seguem, Michael Paulus aprendeu isto e muito mais. O artista de Portland (Estados Unidos da América) imaginou e transpôs para o papel o interior das mais acarinhadas personagens ficcionais. "Skeletal Systems" é um conjunto de imagens que nos mostra os esqueletos de figuras conhecidas como Betty Boop, Hello Kitty ou Charlie Brown. Ao todo, são 25 desenhos levados a cabo com um trabalho de minúcia e imaginação.

animado, cartoon, desenho, esqueleto, ossos © Michael Paulus, "Skeletal Systems".

Curioso acerca do corpo humano e das experimentações científicas, Paulus interpreta a cultura popular e o mundo da natureza, unindo-os para lhes dar um novo significado cheio de humor. Os raio-X destas famosas personagens são precisamente isso. Nas palavras do artista, uma "intersecção entre o conhecimento, a fé e a percepção".

Para Paulus, a ideia foi "seleccionar algumas destas personagens populares e dar-lhes um sistema esquelético, imaginando como seria se a cavidade ocular tivesse metade do tamanho da cabeça, se as mãos não tivessem quaisquer dedos, ou se os pés representassem 60% da massa do corpo".

Para conseguir levar a cabo este trabalho, o artista utilizou, para cada personagem, um painel translúcido e amovível. Desta forma, ele conseguiu desenhar sobre a personagem, respeitando as suas formas e posições. Quando o painel é levantado, observa-se o esqueleto de Bubbles, Tweety, Snoopy, Pikachu ou um dos outros 25 desenhos-animados. Uma ideia criativa e uma nova abordagem à cultura popular feita através da transformação de imagens que todos nós conhecemos.

Michael Paulus tem um percurso diversificado. Além de desenhar, é também realizador e compositor. Já expôs em diversos pontos dos EUA e desde 2004 já teve algumas exposições dedicadas inteiramente ao seu trabalho. Quando às suas peças audiovisuais, desenvolveu até ao momento 16 curtas-metragens que tem dado a conhecer em vários festivais de cinema norte-americanos, algumas das quais podem ser visionadas no seu website pessoal.

animado, cartoon, desenho, esqueleto, ossos © Michael Paulus, "Skeletal Systems".

animado, cartoon, desenho, esqueleto, ossos © Michael Paulus, "Skeletal Systems".


Diana Caldeira Guerra

A Diana gosta de caracóis temperados no verão, canja de galinha no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Diana Caldeira Guerra