Jon Sheer: fotografar as tradições japonesas

É norte-americano, mas vive há dezasseis anos no Japão. Durante este tempo, o fotógrafo produziu um extenso portefólio sobre a cultural oriental e, em especial, sobre as suas tradições e lugares espirituais. Com a intenção de captar as sensações que cada paisagem desperta, Jon Sheer utilizou técnicas de alta definição para revelar os seus mais ínfimos detalhes.



budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer, "Temple Of The Risen Sun".

“Don’t shoot what it looks like. Shoot what it feels like” –a frase é de David Alan Harvey, mas caracteriza na perfeição o trabalho de Jon Sheer. O fotógrafo norte-americano nascido em Nova Iorque e criado em São Francisco tem 37 anos e vive há dezasseis no Japão. Durante este tempo, Jon registou vários elementos da cultura oriental, em especial as suas tradições e lugares espirituais, captando cada paisagem com um impressionante detalhe.

As imagens focam templos budistas, santuários xintoístas, construções arquitectónicas e outros símbolos enraizados na cultura do país. Utilizando técnicas fotográficas de alta definição (HDR –High Dynamic Range Rendering), Jon consegue transmitir não só a sua beleza, mas também os sentimentos e o significado destas tradições. Para ainda reforçar o traço hiperrealista que pretende dar-lhes, termina por imprimi-las em painéis acrílicos, com cinco centímetros de espessura, e usar jactos de tinta UV – que recriam tons de cor extremamente realistas e de grande qualidade. Jon limita todas as imagens a apenas vinte exemplares; porém, faz questão de os personalizar.

Uma parte do seu trabalho encontra-se exposta na “Toast Gallery” em Paris. Em 2009,foi escolhido para representar o Japão na edição anual da “Relais et Chateaux Asia guidebook”, uma colecção exclusiva de imagens que apresenta pormenores de hotéis de luxo e restaurantes gourmets em mais de cinquenta países. Actualmente, a par dos projectos pessoais, Jon está a colaborar com outros fotógrafos japoneses na montagem de um documentário fotográfico sobre a catástrofe de 11 de Março.

Para conhecer mais sobre o autor, visite o site oficial ou consulte a sua página no Getty Images.

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer.

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer.

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer.

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer, "Gateway To Heavens".

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer, "Haunted Temple of Hellish Nightmares".

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer, "Eye Of The Sky".

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer, "Blade Runner Bouquet".

budismo, japao, Jon, paisagem, Sheer © Jon Sheer, "Belly Of The Beast".

diana ribeiro

gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar e cheirar livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x5
 
Site Meter