Nosotros - redescobrindo a América Latina

A América Latina é o carnaval. É o folclore. É o samba e às vezes um samba do crioulo doido em que diversas culturas se misturam e tornam homogênea a nossa heterogeneidade. Verdadeiro ou falso? O projeto Nosotros procura a resposta em cada canto na nossa latinidade.


america, arte, brasil, latina, nosotros © Priscila e Victor, Mendoza, Argentina.

Priscila Midori e Victor Marcello são dois jovens que queriam viver mais de perto o “lá fora”, então uniram a vontade de viajar e a de desmistificar a América Latina e saíram em viagem para descobrir os artistas que fazem a cultura latino-americana hoje. Quando os navegadores “descobriram” as terras do lado de cá, já havia uma cultura formada em cada nova terra, mas eles não estavam muito preocupados com isso, então viram a terra com olhos de quem quer retirar o máximo dela e como parâmetro de evolução tomaram a Europa. A cultura já existente virou folclore e os estereótipos ainda são presentes - de um modo às vezes sufocante.

Na opinião de Priscila e Victor: “A América Latina durante muito tempo manteve uma postura de colonizada, sempre olhando afora. Ainda hoje notamos essa valorização do que é importado, mas também acreditamos que a nossa geração está começando a mudar isso. Nossa autoestima está melhorando e estamos nos reconhecendo como grande referência cultural. Hoje é possível acompanhar o que tem sido produzido em todo o mundo e só comprovamos que não devemos nada para ninguém em termos de qualidade criativa. Conhecemos muitos designers que fazem trabalhos para outros países e músicos que vão tocar em outros continentes. Isso não quer dizer que devemos deixar de lado nossas tradições, de fato elas existem e temos que valorizá-las. Muitos artistas contemporâneos usam de seu próprio folclore para fazer uma releitura e o resultado é genial.”

america, arte, brasil, latina, nosotros © Priscila e Victor com os criadores do editorial Pi a Ruda, Chile.

Há também a questão da identidade cultural latino-americana que é sempre um tema controverso. Ainda existe certa dúvida em relação a qual seria a nossa identidade, o que valorizar quanto o assunto é arte e cultura, se cultura popular também é cultura, enfim, são muitas questões a serem respondidas e o Projeto Nosotros dialoga com elas incessantemente. “A história e a realidade dos países latino-americanos são muito parecidas. Conversando com tantos jovens de diferentes países, podemos dizer que sim, temos uma identidade e um pensamento cultural nosso. São praticamente os mesmos problemas, dificuldades e limitações e, ao mesmo tempo, a mesma força, alegria e capacidade criativa. Se nos faltam recursos, usamos disso para sermos profissionais mais completos e versáteis. Cada um do seu jeito, mas a superação está sempre presente.”

america, arte, brasil, latina, nosotros © Victor e Priscila com os designer do Elestudio em Havana, Cuba.

A busca de Priscila e Victor é pela criatividade latino-americana e no início eles não tinham muito mais do que a ideia e a vontade de executá-la: “O início teve um pouco de improviso, muita ajuda de amigos e coragem. Não tínhamos contatos com artistas ou ideia do que encontraríamos. Muitos sites sobre artes visuais focam nas produções norte-americanas e europeias, e foi também por isso que precisávamos fazer esse registro. Saímos do Brasil só com um conceito bem amarrado e a certeza de que a nossa terra mestiça traz bons frutos para a nossa criatividade.”

america, arte, brasil, latina, nosotros © Priscila e Victor com Juan Molinet, Argentina.

america, arte, brasil, latina, nosotros © Priscila com Rubbert Ponce da banda Safari Volvo e o estudante de design Daniel Fernandez, San Salvador.

Em abril o projeto completou seu oitavo mês de execução. Já foram visitados Uruguai, Argentina, Chile, México, Cuba, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia e eles ainda passarão por Peru, Bolívia e, claro, o Brasil. Em cada um destes países foram encontrados artistas que trabalham com diversas formas de expressão: design gráfico, fotografia, música, artes plásticas, grafite, enfim, tudo o que expressa o nosso panorama cultural atual.

No futuro o projeto pode virar um documentário sobre a cultura urbana contemporânea da América Latina e também um livro com o roteiro da viagem. Por enquanto é possível acompanhar mais de perto as experiências de Priscila e Victor na página do projeto.

america, arte, brasil, latina, nosotros © Priscila com os ingressos do TRImarchi.

america, arte, brasil, latina, nosotros © Apresentação do TRImarchi, maior evento de design da América Latina, Mar Del Plata, Argentina.


Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Jéssica Parizotto