Beastie Boys: anarquia ao som do hip hop

O ano: 1981. Os personagens: três adolescentes branquelos, riquinhos e beberrões. A trilha: o hip hop. Nesse contexto, e com a união dos três amigos rappers Michael Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA) e Adam Horovitz (Ad-rock), nascia o grupo Beastie Boys. Conheça um pouco da história do grupo que deixou um legado musical com canções grudentas e dum estilo único.



Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys (fotografia de: Masao Nakagami, wikicommons).

Foi com a influência do rock e do punk que os garotos do Beastie Boys se lançaram no meio musical. Ainda como The Young Aborigines, em 1979, a banda tinha um estilo mais voltado para o punk rock underground. Foi apenas com a entrada de Adam Yauch - o MCA - e com o fim do The Young Aborigines, que a banda veio a tornar-se, de fato, o Beastie Boys. A formação original tinha também o guitarrista John Berry e o baterista Kate Schellenbach. A primeira apresentação oficial como Beastie Boys foi na comemoração do aniversário de 17 anos de Adam Yauch, em 1981.

A mudança do nome da banda para Beastie Boys revela um pouco das características de seus integrantes. Beastie é uma sigla para Boys Entering Anarchistic States Towards Inner Excelence, que em tradução mais ou menos literal vem a ser “Garotos que entram em estados de anarquia para alcançar a excelência interior”. O grupo era conhecido por ser irrevente, eclético, um tanto quanto jocoso e também por suas referências culturais e letras escarchadas. Além disso, os Beastie Boys tratava o rap como parte do pós-punk musical, onde a estética DIY ainda predominava.

Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys (fotografia de: Laurent, wikicommons).

Em 1982 lançaram o primeiro EP independente, Polly Wog Stew, e em 1983 Cooky Puss, uma paródia baseada em um trote a empresa de sorvetes Carvel, o que veio a ser sua primeira faixa rap. Os críticos da época acusaram os Beastie Boys de serem músicos estridentes e sem nenhum talento musical significativo. E também os acusavam de pirataria, por conta de suas paródias exageradas. O primeiro álbum da banda, Licensed to III , lançado em 1986, teve um inesperado sucesso de público. Esse álbum foi a ruptura com o estilo punk-rock e a consolidação do hip hop na carreira dos três músicos. Licensed to III se tornou, na opinião pública, o melhor álbum de rap na década de 80 e o nº 1 na parada da Billboard, permanecendo no topo da lista por cinco semanas seguidas. De uma maneira um tanto quanto irônica, os Beastie Boys também chegaram a ganhar da Rolling Stone o título “Três idiotas criam uma obra-prima”. Era a crítica se rendendo ao seu sucesso.

Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys, capa do álbum "Licensed III" (Kpspap95, wikicommons).

O hip hop, estilo incorporado pelo grupo, tem suas raízes nos subúrbios negros e latinos da Nova Iorque dos anos 70. Em um contexto de pobreza, violência e racismo, onde somente nas ruas os jovens encontravam seus momentos de lazer, o hip hop surgiu a partir de diferentes manisfetações artísticas. E foi com essa pegada que o Beastie Boys construiu um legado que já dura por quase mais de um quarto de século.

Com Paul’s Boutique, o segundo álbum da banda, os Beastie Boys mostraram um trabalho mais maduro, mas nem por isso menos polêmico. A banda foi acusada de utilizar demais a técnica conhecida como sampling, que consistia no uso de trechos de músicas que já existiam para a criação de novas canções. Nas 15 músicas do álbum, os Beasties utilizaram a técnica para inserir centenas de referências de músicas de outros artistas e também trechos de filmes e programas de TV. O resultado foi um álbum completamente irreverente e tão bem amarrado que chegou a ser chamado de "Dark Side of the Moon" do hip hop, uma referência ao clássico do Pink Floyd feita pela Rolling Stone.

Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys (fotografia de: Bakameh, wikicommons).

Check Your Head (1992), III Comunication (1994), Hello Nasty (1998) e To the Boroughs (2002) foram os outros grandes lançamentos de sucesso ao longo da carreira dos Beastie Boys. Canções como a eletrizante Sabotage, do álbum III Comunication, foram tocadas exaustivamente e se tornaram uma referência para adolescentes de várias gerações. É difícil não se render ao sucesso dessa banda que protagonizou inúmeros clipes hilários, cantou músicas com letras sem-vergonhas, de uma sonoridade grudenta, e popularizou o hip hop de uma maneira que ninguém mais conseguiu.

Os Beastie Boys ganharam muitos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira - quatro de seus álbuns estiveram no topo da Billboard e foram indicados ao Grammy 10 vezes, vencendo 3 delas. Influenciaram diversas bandas, entre elas Limp Bizikit e Korn, e são inegavelmente uma grande referência musical do rap e do rock. Em abril de 2012 entraram para o Hall da Fama do Rock. Essa foi a terceira vez na história que um grupo de rap entrou na lista.

Em 4 de maio de 2012 a banda perdeu um de seus integrantes. Adam Yauch, o MCA, faleceu por conta de um câncer na garganta, uma luta que já travava desde 2009. A morte desse ídolo de várias gerações gerou uma grande repercussão na mídia. Foram feitas várias homenagens de artistas e fãs que se sentiram um tanto quanto órfãos do legado deixado por MCA. Apesar de se ter dito que lançarão mais um disco, gravado antes da morte de MCA, a banda ainda não comunicou se continuará. Tudo indica que não - mas o que os Beastie Boys deixaram para a música, certamente não será esquecido.

Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys (fotografia de: Jasmin Million, wikicommons).

Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys (fotografia de: Fabio Venni, wikicommons).

Ad-Rock, Adam Horovitz, Adam Yauch, Beastie Boys, Hip Hop, Música, MCA, Michael Diamond, Rap, Underg © Beastie Boys (fotografia de: Jason Napalm, wikicommons).

petit gabi

é uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns, para pessoas comuns.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
 
Site Meter