O primeiro mapa do cérebro humano

O novo Atlas do Cérebro Humano mostra imagens jamais vistas do nosso mais complexo e mais importante órgão. O atlas é o resultado de quatro anos de pesquisa dos cientistas do Allen Institute for Brain Science de Seattle, EUA.


allan, cerebro, ciencia, genetica, humano, jones, rna © NewScientist (Brain Atlas Prozac).

É uma fantástica descoberta científica. Uma ferramenta interactiva que tornará possível um estudo mais aprofundado de certas doenças e a descoberta de novos tratamentos. Até agora não existia um mapa com tal rigor, tal detalhe do nosso cérebro. Utilizando imagens por ressonância magnética e por uma técnica chamada de “imagem de tensor de difusão”, a partir de dois cérebros humanos, os cientistas fatiaram pequenas partes destes cérebros de modo a conseguirem extrair ácido ribonucleico (RNA). Apartir daí foi, efectivamente, possível obter a leitura de 25 mil genes do genoma humano.

Os cientistas descobriram então 94% de similaridade bioquímica entre os dois cérebros e que pelo menos 82% de todos os genes humanos estão presentes no cérebro. Toda esta informação junta permitiu a criação de um mapa cerebral detalhado, com os cientistas a chegarem até mil lugares anatómicos específicos no cérebro. Citando Allan Jones, director executivo do Instituto: “Quando pensamos na complexidade das funções do cérebro humano e na variedade dos diferentes tipos de células encontradas dentro do cérebro, não é tão surpreendente ver quanto do genoma humano é usado para servir o cérebro".

allan, cerebro, ciencia, genetica, humano, jones, rna © NewScientist (Lateral View).

Curiosamente, foram usados apenas cérebros masculinos já que, segundo Allan Jones, os seus dadores morrem mais frequentemente de causas acidentais ou cardíacas, o que torna a doação para tais experiências mais frequente. No entanto, Jones prevê que o processo abranja igualmente o cérebro feminino, havendo a possibilidade de análise de um mínimo de dez cérebros.

Não é novidade que o cérebro é o órgão mais misterioso do corpo humano. Por ser o menos estudado e pela sua complexidade, existem ainda muitas questões pendentes. As fantásticas imagens captadas pelo Allen Institute poderão ser um passo importantíssimo no deslindar deste misterioso órgão, levantando o véu acerca de novas zonas cerebrais não exploradas ou ainda indevidamente estudadas. Fascinante.

allan, cerebro, ciencia, genetica, humano, jones, rna © NewScientist (Human Brain).


Ana Filipa Carvalho

Estudante de Belas-Artes apaixonada por todas as formas de arte mas com um fraquinho especial por música.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter