Valtari - A nova pérola dos Sigur Rós

Após seis álbuns editados entre 1997 e 2008, os islandeses Sigur Rós acabam de lançar o mais recente trabalho, "Valtari". Um álbum mais introspectivo, mas com uma beleza exuberante.



islandia, Música, Rós, Sigur, Valtari © Sigur Rós, banda.

A banda islandesa sempre nos habitou a um experimentalismo muito característico ao longo dos anos. O seu post-rock é carregado de emotividade, convidando-nos a viajar pelo cosmos ou simplesmente a vaguear pelas maravilhosas paisagens islandesas.

islandia, Música, Rós, Sigur, Valtari © Sigur Rós, album "Valtari".

Valari não foge à regra, mas aperfeiçoa-a. Valtari é um conto de fadas para o ouvido. É um álbum subtil mas profundamente marcante, é calmo mas agita-nos bem fundo o coração, é angelical mas suficientemente melodioso para nos inquietar o espírito . A voz em falsete de Jón Þór Birgisson, o vocalista, confere uma espécie de misticismo a cada faixa e o ambiente em torno do álbum é de puro sonho. A sensibilidade de canções como por exemplo «Varúð» e «Dauðalogn» arrepia-nos a pele. Sem grandes alaridos. As guitarras, a bateria e o baixo em estilo melancólico e minimalista puro. Tranquilo, límpido, a percorrer os nossos sentidos como um dos muitos rios que correm nas belas paisagens vulcânicas islandesas.

A sonoridade dos Sigur Rós sempre foi profundamente marcada pela maneira como o vocalista e guitarrista da banda toca guitarra, com um arco de violoncelo, acentuado por um “reverb”. Esse som tão característico da banda islandesa confere um ambiente celestial à sua sonoridade, um ambiente profundamente visual, cinematográfico. Por conseguinte, a banda aposta em vídeo-clipes que são autênticas obras de arte, como complemento à musica, tornando a junção das duas artes inesquecível para o espectador\ouvinte.

É pois com agrado que sabemos que está prevista, a convite dos Sigur Rós, a realização de vários filmes dedicados a cada uma das faixas de Valtari elaborados por realizadores como por exemplo Alma Har´el, vencedor do prémio de melhor documentário no Tribeca de 2011. O primeiro filme de Ragnar Kjartansson sobre o tema inicial, «Ég Anda», já está disponível.

islandia, Música, Rós, Sigur, Valtari © Sigur Rós, banda.

Os Sigur Rós nasceram na Islândia em 1994 pela mão de Jón Þór Birgisson, vocalista e guitarrista, Georg Golmi Golg, baixista, e o baterista da formação inicial, Ágúst. Actualmente, fazem parte da formação inicial o vocalista\guitarrista e o baixista iniciais, mais Kjartan Sveinsson nos teclados e um outro baterista, Orri Páll Dýrason. Iniciaram a sua carreira em 1997 com o álbum Von. No entanto, o reconhecimento mundial chegaria em 1999 com o segundo álbum de originais Ágætis Byrjun ("Um Bom Começo", em português) - e, ironicamente, foi-o, de facto. O álbum foi aclamado como um dos melhores desse ano e vários singles foram utilizados como banda sonora de filmes, como Vanilla Sky, de Cameron Crowe. O álbum seguinte, (), tem a curiosidade de ter sido lançado sem título e sem que qualquer música tivesse nome. Apenas o sinal () aparecia na capa do disco e a língua usada na composição foi o vonlenska, uma língua inventada pela banda. Os álbuns seguintes são marcados por singles famosos como Hoppípolla, Andvari, Festival…

islandia, Música, Rós, Sigur, Valtari © Sigur Rós, album "Valtari".

Valari é provavelmente o melhor disco dos Sigur Rós desde Ágætis Byrjun, mas enganem-se os que pensam que tem uma direcção comercial focada. Longe disso… pode não chegar às massas, mas esse não era o objectivo. Chega é claramente à estratosfera dos grandes álbuns carregados de doçura a cada acorde que passa. E chega ao coração dos sonhadores que procurem um escape metafísico às agruras do dia-a-dia. Valtari é isto tudo e muito mais.

Citando o baixista Georg Golmi Golg: «Não consigo me lembrar porque começamos este álbum, já não sei o que tentámos fazer. Sei que sessão após sessão desconcentramo-nos, quase desistimos… desistimos por um tempo. Mas então algo aconteceu e a forma começou a emergir, e agora posso honestamente dizer que é o único disco dos Sigur Rós que ouvi com prazer na minha própria casa depois de o acabarmos”.

islandia, Música, Rós, Sigur, Valtari © Sigur Rós, banda.

Ana Filipa Carvalho

Estudante de Belas-Artes apaixonada por todas as formas de arte mas com um fraquinho especial por música.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v4/s
 
Site Meter