Fashion Simpsons por aleXsandro Palombo

Provocador seria o termo adequado para caracterizar o designer e ilustrador italiano AleXsandro Palombo. Nesta divertida série, ele faz Homer e Marge, casal que dispensa quaisquer apresentações, incarnar vários dos maiores e mais influentes ícones da moda internacional.



alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Iris Apfel, Suzy Menkes, Hilary Alexander & Marc Jacobs).

Karl Lagerfeld, Anna Wintour, Coco Chanel, Marc Jacobs, Donatella Versace, Alber Elbaz, Grace Coddington, Diane Pernet, Hilary Alexander, Suzy Menkes, Iris Apfel… Reconhece alguns destes nomes? Certamente que sim, e reconhecerá também as duas figuras que os interpretam nesta série de ilustrações de AleXsandro Palombo, o designer que redirecionou o seu talento para a ilustração sem nunca abandonar a moda.

São todas elas figuras rodeadas de uma efervescência cultural símbolo das últimas décadas, têm em comum o sucesso, a celebridade e uma estética instantaneamente reconhecível. Poucas características serão tão distintivas como o corte de cabelo de Anna Wintour, a cabeleira ruiva de Grace Coddington ou os óculos escuros de Karl Lagerfeld, a não ser que falemos do cabelo de Marge Simpson ou das calças azuis de Homer.

Desde que em 2009 adicionou à blogosfera o Humor Chic, um espaço de expressão cultural com especial ênfase na moda, AleXsandro chamou a atenção da imprensa e conquistou os fashionistas com o seu sentido de humor ácido e com as suas escolhas inusitadas. “Fashion Simpsons” foi uma delas; um grande sucesso que conquistou também os fãs do seriado americano, não necessariamente ávidos consumidores do que produz o mundo da moda.

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Alber Elbaz e Grace Coddington).

Talvez por tudo o que os aproxima e/ou pelo que os distancia, esta série de ilustrações que transforma um dos casais mais disfuncionais e mais conhecidos do mundo nos poderosos ícones acima referidos – incontornáveis (se não os conhece nas suas personagens de carne e osso, uma pequena pesquisa e uma odisseia por décadas da história da moda resolverão o problema) – surge assim num misto de homenagem, colagem e uma certa ironia. O resultado é bastante curioso.

Toda a mística que envolve o mundo da moda cria em torno das suas personalidades muito próprias uma espécie de aura e estas, como qualquer suposto intocável, são objecto de desejo de muitos, mais até, por vezes, do que a moda em sim. Ora, neste ponto, ambas as esferas repelem-se imediatamente: Homer e Marge não são nada disso, são sim as personagens-tipo do casal contemporâneo comum. A inteligência e a perspicácia do engenhoso choque engendrado por AleXsandro são de sublinhar.

Muitas outras personagens nasceram entretanto no imaginário do criador italiano, e não apenas retiradas do seio da moda, como são os casos de Steve Jobs ou Barack Obama. O já chamado pai da sátira de moda estende o seu raio de alcance a muitas outras áreas, e de forma exponencialmente mais explícita e agressiva. Fica o aviso, mas também o convite para visitar Humor Chic.

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Coco Chanel e Iris Apfel).

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Donatella e Allegra Versace).

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Marc Jacobs e Karl Lagerfeld).

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Anna Wintour e Suzy Menkes).

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Hilary Alexander).

alexsandro, humor, ilustracao, moda, palombo, parodia, simpsons © aleXsandro Palombo, (Diane Pernet e Karl Lagerfeld).

alexandre romero

, um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v3/s
 
Site Meter