Patrick Swayze: ao ritmo da vida

Que garota nunca suspirou por Patrick Swayze? Eleito pela People como “o homem mais sexy do mundo” em 1991, Swayze era um dos galãs favoritos das mocinhas nas décadas de 80 e 90. E atire a primeira se você algum dia não desejou estar no lugar de Jennifer Grey, na cena final de Dirty Dancing ou modelando um vaso de barro como a Demi Moore, em Ghost.



cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Ilustração Wall Wear Art.

Patrick Wayne Swayze nasceu em 1952, em Houston, Texas. Era filho de Patsy Swayze, bailarina e coreógrafa, e Jesse Wayne Swayze, engenheiro químico e irmão mais velho do também ator Don Swayze. De descendência galesa, irlandesa e apache, Swayze era bailarino, coreógrafo, ator, cantor e compositor. Formado em jazz e ballet em quatro escolas de dança, ele exibia sempre uma postura altiva e elegante, que foi também característica de seus papéis, principalmente os que envolviam dança.

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Patrick Swayze na 61ª Academy Awards, 1989 (foto: Alan Light).

Patrick começou sua carreira como bailarino clássico, representando o Príncipe Encantado, da Cinderela, em desfiles da Disney – uma de “suas” Cinderelas foi ninguém menos que Michelle Pfeiffer. A mãe sempre foi sua maior incentivadora, e também fez o papel de cupido na vida do filho. Foi Patsy que apresentou Swayze, então com 19 anos, a Lisa Niemi, uma das bailarinas de sua escola de dança. Eles se casaram em 1975 e permaneceram juntos até à morte dele.

Por conta de algumas lesões advindas dos tempos de colégio, onde se destacou na ginástica e no futebol americano, Swayze acabou dando prioridade à carreira de ator. Mas, mesmo assim, deu um jeito de continuar dançando. Tanto que em seu primeiro filme, Skatetown, USA (1979,) Swayze fez o papel de “Ace”, um dançarino líder de um gangue que tentava ganhar um concurso de Disco. Junto com outros galãs da década de 80, como Tom Cruise, Matt Dillon e Rob Lowe, Swayze atuou em The Outsiders (1983), adaptação de Francis Ford Coppola para o cinema. Ao lado de Jennifer Grey, Patrick teve seu grande sucesso de bilheteria ao estrelar Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987). Por sua atuação como “Johnny Castle”, o instrutor de dança que conquista o coração da doce Baby (Grey), Patrick foi indicado ao Globo de Ouro e arranca suspiros de muitas mocinhas até hoje.

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "The Outsiders".

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "Dirty Dancing".

Dirty dancing final Patrick Swayze por laetitoumi

Swayze também ajudou a compor “She’s like the Wind”, canção que interpreta em Dirty Dancing. Ghost (1990) foi outro grande sucesso de sua carreira, após Dirty Dancing. Ao lado de Demi Moore e Whoopi Goldberg, Swayze nos faz chorar e rir no papel de Sam Wheat, um cara que após ser assassinado insiste em ficar no mundo dos vivos ao lado de sua esposa e para vingar a própria morte.

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "Ghost".

Além de ótimo dançarino, Patrick também mostrou seus dotes físicos e suas capacidades em lutas marciais, como em Road House (1988), Next of Kin (1989) e Point Break (1991). Já em To Wong Foo Thanks for Everything, Julie Newmar (1995) Patrick sai dos papéis de macho-alfa para viver a drag queen “Vida”. Outras atuações que vale a pena lembrar: Letters from a Killer (1998), Donnie Darko (2001), One Last Dance (2003), Dirty Dance 2 – Noites em Havana (2004). Ao longo de sua carreira, Patrick atuou em 29 filmes, participou de 16 programas/séries de TV e encenou 7 musicais da Broadway, entre eles Chicago e Grease.

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "Road House".

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "Next of Kin".

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "Point Break".

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Cartaz do filme "To Wong Foo Thanks for Everything".

Em One Last Dance, Patrick e Lisa atuaram juntos. O filme foi co-produzido por Patrick e dirigido por Lisa. Além do filme, escreveram “The time of my life”, um livro de memórias que foi lançado em setembro de 2009. O casal, que viveu junto por 34 anos, tinha um relacionamento sólido, apesar dos problemas de alcoolismo de Patrick. Dividiam um rancho, a paixão pela dança e pelos cavalos, tudo com muito amor e companheirismo. Em seu livro de memórias, Swayze faz a seguinte declaração a Lisa: "Juntos, nós criamos jornadas que foram além de qualquer coisa que pudéssemos imaginar. Nós cavalgamos ao pôr-do-sol em um garanhão branco, inúmeras vezes. Sentimos o gosto da poeira no local onde nasceram as religiões. Mesmo assim, você ainda me tira o fôlego. Eu não estou completo até que olhe nos seus olhos. Você é minha mulher, minha amante, minha parceira e minha dama. Eu sempre a amei, eu a amo agora e para sempre vou amar ainda mais".

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Patrick Swayze e Lisa Niemi, 1989 (foto: Alan Light).

Diagnosticado com câncer em 2008, Swayze acreditava que enfrentar a própria mortalidade é a forma mais fácil de descobrir do que você é feito, já que você se expõe e se despe de todas as coisas nas quais costuma acreditar. Ele era um homem de muita fé e consciente do mal que fizera ao próprio corpo, admitindo algumas vezes que o cigarro e a bebida contribuiram para sua doença. Patrick Swayze faleceu em setembro de 2009, em decorrência do câncer que enfrentava há quase um ano. E deixou muitos fãs com saudades de suas atuações, suas coreografias, seu carisma e principalmente do seu jeito envolvente de dançar.

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Ilustração de Ben Heine.

cinema, dança, Dancing, Dirty, filme, ghost, Gray, Jennifer, Lisa, Niemi, Patrick, Swayze © Ilustração de Norbert Cieslik.

Fontes: Wikipédia, IMDb e Official Patrick Swayze International Fan Clube As ilustrações são homenagens feitas pelos fãs: Charna do WallsWearArt.com, Ben Heine e Norbert Cieslik

petit gabi

é uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns, para pessoas comuns.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x11
 
Site Meter