OBVIOUS dá 40% desconto na Amazon

George Orwell - 1984

itypewriter: reviver o som do teclado

AustinYang, um designer industrial de Edimburgo, criou um novo acessório para o ipad: o itypewriter. Combinando a recente tecnologia com a incorporação de objetos vintage, o designer transformou o teclado da clássica máquina de escrever numa base para o ipad. Simples de usar, basta apoiar o aparelho e começar a escrever. Para Austin, materializar o peso histórico e sentimental dos produtos é mais importante que o seu design



01_itypewriter_01.jpg © Austin Yang, "itypewriter".

O ipad surgiu no mercado há apenas dois anos. No entanto, os acessórios que desde aí foram produzidos para o embelezar (ainda mais) são inúmeros. Austin Yang, designer industrial natural de Taiwan, decidiu aliar esta nova tecnologia ao seu gosto por objetos vintage e criar um acessório completamente diferente.

O resultado chama-se itypewriter e consiste na adaptação do teclado de uma máquina de escrever como base para o ipad. A peça da Apple ocupa, por sua vez, o lugar da folha de papel que vai sendo escrita através do teclar antigo: ao carregar-se nas teclas, as hastes levantam e tocam nas letras virtuais correspondentes.

Para Austin, esta combinação entre passado e modernidade surge com o objetivo de as pessoas criarem uma maior ligação com os produtos. “O itypewriter permite recuperar velhos hábitos e experiências familiares. Em vez de se estar frente a um ecrã sem qualquer feedback, neste é possível sentir o clássico barulho das teclas. Além disso, a sua utilização pode ajudar quem não goste do próprio teclado do ipad” explica o designer.

02_itypewriter_02.jpg © Austin Yang, "itypewriter".

Comercializar o itypewriter está nos planos de Austin. Contudo, ainda não existem datas para o seu lançamento pois “para produzi-lo é necessário uma melhoria ao nível da engenharia. Por isso, estou à procura de uma empresa que queira cooperar com o projeto” revela.

03_itypewriter_03.jpg © Austin Yang, "itypewriter".

04_itypewriter_04.jpg © Austin Yang, "itypewriter".

Com base nesta renovação de objetos vintage que possam ser incorporados no nosso dia-a-dia, criou também o iturntable – uma base para o ipod que se assemelha a um gira-discos antigo. Funciona colocando o smartphone no centro do prato giratório e depois pousando a agulha sobre o mesmo. As canções podem ainda tocar ou ser interrompidas conforme se mexa na agulha. “Não gosto de criar produtos meramente estéticos. Prefiro usar a sua história na produção e adaptá-los em novos contextos” acrescenta.

Austin é licenciado em design de produto pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, onde vive atualmente. Para conhecer mais sobre o autor e estes gadgets visite o seu website.

diana ribeiro

gosta de cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar e cheirar livros novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x6
 
Site Meter