Yosemite - pura inspiração

Um lugar tão grandioso estimula a comparação entre o nosso tamanho e as obras da natureza. Perto das gigantes edificações rochosas, as árvores de 30 metros parecem ornamentar uma maquete.


escalada, estados, natural, natureza, parque, trekking, unidos, yosemite Parque Nacional Yosemite.

A escalada

Imagine-se numa escalada, em contacto com um paredão de granito, entre o céu e o chão, onde as águias fazem seus ninhos. A busca pelas grandes experiências nos coloca diante da exuberância da natureza, o mundo interior se alarga em horizontes impressionantes.

Isso nos diferencia dos outros animais, mas não nos separa deles: também precisamos superar os obstáculos, conhecer os limites do corpo e integrar a alma do lugar. Adaptação e evolução. Para chegar ao topo, é necessário escalar 1.475 metros acima do fundo do vale.

Uma terra de gigantes Situado na Califórnia - Sierra Nevada - foi fundado oficialmente em 1890. Um vale de grandes cachoeiras, além dos seus rios caudalosos e dos bosques de sequóias gigantes, as maiores do planeta. As dimensões são tão espetaculares, que quem visita o local se sente adentrando uma “terra de gigantes”.

escalada, estados, natural, natureza, parque, trekking, unidos, yosemite Parque Nacional Yosemite.

Todos os escaladores do mundo fazem peregrinação ao vale para desafiar a gravidade com altivez e viver o deslumbramento da conquista do cume. Acalentam o sonho de vencer os desafios daqueles que não mexem um dedo para serem adversários rigorosos: El Capitan, um proeminente penhasco de granito; Sentinel Dome e Half Dome, impressionantes cúpulas de granito com 900 e 1.450 metros, respectivamente. A característica do granito em Yosemite é bem singular, porque a rocha é muito lisa, com muitas fendas verticais.

Este destino de viagem é especial para caminhadas, trekking, escaladas e big walls, pois o parque possui 1.300 km de trilhas (com duração variável, de 1 até 8 dias), cerca de 300 vias de escalada livre, em fissuras ou fendas, 420 km de estradas. Está aberto para visitação durante todo o ano, inclusive no inverno, mas os períodos mais recomendados, considerando as temperaturas mais agradáveis para as escaladas e trekking, são a primavera e o outono (meses de maio/junho e setembro/outubro). A primavera tem um atrativo visual significante, porque todas as cachoeiras ficam em evidência, depois do degelo.

O Parque Nacional de Yosemite é patrimônio Mundial segundo a UNESCO.

escalada, estados, natural, natureza, parque, trekking, unidos, yosemite Parque Nacional Yosemite.


luhana pires

arrisca-se na autoria de textos e excertos poéticos, movida por uma espécie de paixão pelas palavras.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //luhana pires