'Relumine': fazer luz sobre o design

A fundação do Studio mischer'traxler, em 2009, é o primeiro grande marco formal na colaboração entre Katharina e Thomas. Apenas um dos muitos projectos desde então desenvolvidos por estes jovens austríacos, 'Relumine' é mais um esforço conjunto para alcançar a funcionalidade do design através da experimentação e da exploração do conceito.



iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine".

O projeto nasceu da reflexão sobre a substituição das obsoletas lâmpadas incandescentes por alternativas energeticamente mais eficientes e sobre a própria relação de parceria. Reflecte toda a sua filosofia enquanto criadores. Primeiramente exibido na Vienna Design Week 2010, integrando a exposição Bulb Fiction, 'Relumine' faz recuperar a estrutura e o design de antigos candeeiros de mesa, trazendo à luz peças que mantêm a sua função original, mas estética e conceptualmente renovadas.

Examinar, experimentar, analisar e rejeitar são algumas das diferentes fases que compõem o processo criativo dos designers austríacos Katharina Mischer (1982) e Thomas Traxler (1981). Juntos, formam uma plataforma inovadora e crítica, cujas criações vão do design de produto, como é o caso, ao mobiliário, estendendo-se à instalação. Procuram questionar os comos e os porquês dos objectos, pondo deliberadamente em causa a sua posição entre o produtor e o proprietário. Como indivíduos, ocupam esse espaço intermédio, perpetuadores de um ciclo de interpretação e possibilidades, fazendo recorrentemente uso do preexistente.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © Katharina Mischer e Thomas Traxler.

O seu objectivo, que parece cumprir-se, passa pela criação atenta à sustentabilidade e pela consciência da relevância da Natureza, bem como pelo abraçar da influência que se exercem mutuamente. Em 'Relumine', simbolicamente, dois candeeiros, repintados e adaptados tecnologicamente, passam a partilhar uma lâmpada fluorescente T5, de baixo consumo, sendo este último inferior, na nova unidade, ao que era anteriormente.

Há uma duplicidade de significado que escorre por todo o seu trabalho, tornando-o um meio de comunicação, uma ferramenta para mostrar como o design pode unir funcionalidade e estética sobre um fundo maior. Somam-se os prémios internacionais, e as suas bem-aventuradas peças, espalhadas um pouco por todo o mundo, merecem uma visita virtual neste site.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Making Of.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Avarell&Suki.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Ben detail.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Emil&Clara.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Namenslos.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Pierre and his assistent.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Rapunzel&Ritter.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Sputnik Orange Landscape.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", Three Lamps.

iluminação, katharina, lâmpada, luz, mischer, thomas, traxler © mischer'traxler, "Relumine", The Twins.

alexandre romero

, um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v3/s
 
Site Meter