Os segredos de Kryptos, A Escultura Mistério

Kryptos é uma escultura de Jim Sanborn que contém mensagens criptografadas. Esta obra de arte encontra-se exposta no edifício da CIA em Langley, Virgínia. Três mensagens foram descodificadas com a tabela Vigenère, mas a quarta mensagem ainda continua um mistério.


cia, cifra, criptografia, sanborn Jim Sanborn, escultura "Kryptos", Sede da CIA, que contém mensagem secreta, mas nem os mais brilhantes da agência conseguem descobrir o código (fotografia de: Adrian Gaut).

Jim Sanborn, escultor norte-americano nascido em Washington, criou em 1990 a escultura Kryptos, que em grego significa “ Escondido”. Tinha legítimas razões para nomear a sua obra-prima de tal maneira. Kryptos é uma escultura cravada de quatro mensagens codificadas, sendo que os significados de três das mensagens já foram descobertos, permanecendo ainda por revelar o último e quarto código "Sanborniano".

A escultura foi encomendada para a parte exterior do então novo edifício da CIA, em Langley na Virgínia. A obra é uma chapa em bronze com 4 metros de altura, em forma de S (lembrando uma folha ondulada), com caracteres que, revelados na sua globalidade, permitem saber o verdadeiro significado da obra. Muito em voga hoje em dia devido a autores célebres como Dan Brown ou José Rodrigues dos Santos, a criptologia é resumidamente a ciência que estuda os princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível.

Como não poderia deixar de ser, os três códigos revelados foram descobertos pela própria CIA com a ajuda da tabela Vigenère. Esta tabela é um método de encriptação que usa diferentes séries da cifra de César (um tipo de cifra de substituição na qual cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela um número fixo de vezes) baseadas nas letra de uma palavra-chave (segundo informação da Wikipédia).

cia, cifra, criptografia, sanborn Quadrado Vigenere (Wikicommons).

O clímax desta história é exactamente saber quem conseguirá decifrar a última mensagem e "vencer" o escultor, que afirmou jamais revelar o significado da obra enquanto for vivo (Jim Sanborn tem actualmente 67 anos). Há rumores até de que Sanborn deseja que o seu segredo não seja descoberto durante a sua existência. Para o artista, levaria semanas ou até dias para descobrirem o seu código completo. No entanto, a verdade é que só ao fim de nove anos se descobriram os três primeiros códigos.

Como é lógico, diversas personalidades e organizações já tentaram revelar as mensagens sem sucesso algum. Para complicar ainda mais a missão, as frases são em inglês e estão escritas com erros gramaticais propositados. O autor colocou também blocos de pedra parcialmente enterrados nas proximidades que representam símbolos de código Morse, para não facilitar mesmo esta aventura aliciante. Deixo aos leitores a oportunidade de pelo menos tentarem esta missão, ao que parece hercúlea, de desvendar o último segredo de Kryptos, a escultura enigmática.

cia, cifra, criptografia, sanborn Jim Sanborn, escultura "Kryptos", Sede da CIA.

Mensagem Um

Palavras-Chave: Kryptos, Parlimpsest

BETWEEN SUBTLE SHADING AND THE ABSENCE OF LIGHT LIES THE NUANCE OF IQLUSION

Mensagem 2

Palavras-chave : Kryptos, Abcissa

IT WAS TOTALLY INVISIBLE HOWS THAT POSSIBLE ? THEY USED THE EARTHS MAGNETIC FIELD X THE INFORMATION WAS GATHERED AND TRANSMITTED UNDERGRUUND TO AN UNKNOWN LOCATION X DOES LANGLEY KNOW ABOUT THIS ? THEY SHOULD ITS BURIED OUT THERE SOMEWHERE X WHO KNOWS THE EXACT LOCATION ? ONLY WW THIS WAS HIS LAST MESSAGE X THIRTY EIGHT DEGREES FIFTY SEVEN MINUTES SIX POINT FIVE SECONDS NORTH SEVENTY SEVEN DEGREES EIGHT MINUTES FORTY FOUR SECONDS WEST X LAYER TWO

Mensagem 3

SLOWLY DESPARATLY SLOWLY THE REMAINS OF PASSAGE DEBRIS THAT ENCUMBERED THE LOWER PART OF THE DOORWAY WAS REMOVED WITH TREMBLING HANDS I MADE A TINY BREACH IN THE UPPER LEFT HAND CORNER AND THEN WIDENING THE HOLE A LITTLE I INSERTED THE CANDLE AND PEERED IN THE HOT AIR ESCAPING FROM THE CHAMBER CAUSED THE FLAME TO FLICKER BUT PRESENTLY DETAILS OF THE ROOM WITHIN EMERGED FROM THE MIST X CAN YOU SEE ANYTHING Q (?)

Mensagem 4 : Ainda por desvendar. No entanto, as letras 64-69 NYPVTT significam BERLIN. ——————————————————–

NGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL

OHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL

PIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLM

QJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMN

RLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQ

SMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQU

TNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUV

UQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVW

VUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWX

WVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZ

XWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZK

YXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKR

ZZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRY

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD


Ana Filipa Carvalho

Estudante de Belas-Artes apaixonada por todas as formas de arte mas com um fraquinho especial por música.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Ana Filipa Carvalho