Stina Persson: a moda em aguarelas
© Stina Person, "This is my veil".
Senhora de um vasto portefólio e de uma alargada lista de clientes, Stina Persson continua a transmitir um olhar muito próprio sobre o mundo da moda, começando com o tipo de materiais e técnicas que escolhe para ilustrar. Das colagens à fotografia, passando pela caligrafia, são os seus trabalhos em aguarela que mais me impressionam. O seu principal objetivo é tornar bonitas as coisas feias - e levar as coisas bonitas ao limite.
Através de um estilo que mistura o estilizado com o texturado, Stina traz-nos a moda a partir de elementos quase abstratos, manchas de cor que iluminam o fundo branco, misturando-se e vagueando pelo papel até formar belas representações femininas e masculinas. O abstrato da mancha torna-se então figurativo, detalhado até, familiarizados que estamos com imagens relacionadas com a moda. As poses a que nos acostumaram estão lá, desde as posições dos corpos, aos olhares mais provocantes ou distantes e às bocas que raramente sorriem, como se o seu sorriso pudesse de alguma forma ofuscar a beleza dos trajes. Stina justifica a ausência do sorriso pela impossibilidade de representá-lo em toda a sua plenitude e autenticidade, preferindo destacar os olhos enquanto elemento comunicante.
© Stina Person, "Blue Jean".
Outra particularidade acerca do que Stina entende por moda, é que a roupa não é de todo o factor essencial. Para a ilustradora, a moda é sobretudo a atitude, a pose, o estilo dos cabelos, a maquilhagem, a composição, as proporções e a cor. E essas são vivas, misturadas no papel, deixando marcas das lutas travadas enquanto cada tom tenta absorver o outro, numa mistura entre transparência e saturação. A natureza está também presente, com flores, plantas e pássaros que, juntamente com a simplicidade das aguarelas, ajudam a tornar as imagens mais soltas e descontraídas.
A sua técnica, sempre muito manual, é geralmente retocada por meios digitais, à excepção de trabalhos mais pessoais, como os que desenvolveu para a sua exposição na Galeria Hanahou, em Nova Iorque, em 2007. Nesses, mergulhou de cabeça nas técnicas totalmente manuais, libertando o seu lado mais criativo.
© Stina Person, "Catwalk".
Nascida na Suécia em 1972, a artista viajou para estudar e conhecer um pouco do que o mundo tinha para lhe dar, passando por Tóquio, Florença e Nova Iorque, estudando belas-artes, ilustração de moda e ilustração, respetivamente. Para já, estabeleceu-se no seu país de origem, onde trabalho não tem faltado, com clientes tão variados como Absolut Vodka, Nike e Godiva Chocolatier - porque a moda realmente não é só uma questão de roupa.
Conheça mais sobre o trabalho de Stina Persson no seu portefólio online.
© Stina Person, "Big Beads".
© Stina Person, "Cheek".
© Stina Person, "Patterned Tunic".
© Stina Person, "Rorschach Couple".
© Stina Person, "Mango".
© Stina Person, "Pop Peony".
© Stina Person, "Vuitton".