Olha este cheiro! - a gastronomia brasileira de Roberta Sudbrack
© Roberta Sudbrack. Divino, maravilhoso! Pele de rapadura, chocolate branco acidificado, framboesa e crocante de licuri.
Aliando imaginação e técnica, os visionários conseguem destaque por algum tempo, mas o trabalho e a determinação minuciosa burilam a apresentação de um estilo próprio, a arte com assinatura e um produto valioso: a cozinha autoral.
As criações da Roberta Sudbrack dão novo sentido à culinária do Brasil, empregando os ingredientes nacionais sob o enfoque de novas utilizações e apresentações de uma receita, que se revela típica, tradicional, acolhedora e, ao mesmo tempo, surpreendente. As mudanças de métodos e formas têm o objetivo de explorar o melhor de cada elemento: cor, textura, aroma, sabor e a maneira como eles se harmonizam. Conectam a importância e o contexto cultural, são evidências da dedicação que revela a beleza da “cozinha do dia a dia”.
© Roberta Sudbrack.
© Roberta Sudbrack.
Os brasileiros já aprenderam a prestigiar a cozinha que categoricamente destaca a brasilidade, com marcas vívidas e doses intensas de qualidade. Uma consciência que está sendo desenvolvida, através de um processo de conquista e reconhecimento de que o nosso é também muito bom. E o trabalho da Roberta Sudbrack, que segue esta linha, ajudou a consubstanciar este bom conceito. Ela é a primeira mulher a dirigir um restaurante três estrelas no Brasil e a estar entre os cem melhores chefs do mundo, de acordo com a revista Restaurant.
É possível decodificar a presença da alta gastronomia nas impressões causadas pela apresentação e elaboração apuradas, alianças entre as técnicas tradicionais e contemporâneas. Um território de confluência da cozinha clássica e da Nouvelle Cuisine: reformulação, refinamento, simplificação e compilação. Cores e sabores mixados com uma leveza enfática. Mas trazendo para mais perto o que já era próximo: “o refogado clássico da cozinha brasileira: alho e cebola”. O cheiro base da nossa culinária, um perfume que remete à delicadeza dos pequenos gestos, em um ritual que é nascedouro das receitas. Aquele célebre momento: - olha este cheiro! Uma denúncia sinestésica, de que a percepção extrapolou os sentidos na tentativa de aproveitar todo o potencial da experiência - eis Roberta Sudbrack e a sua cozinha brasileira.
© Roberta Sudbrack. Burrata, pão, tomate.
© Roberta Sudbrack. Canelone de maça e farinha de pistache.
© Roberta Sudbrack. Ceviche de cavaquinha e caviar vegetal.
© Roberta Sudbrack. Bomboloni.
© Roberta Sudbrack. Filé na brasa com manteiga de ervas.
© Roberta Sudbrack. Leite frito.
© Roberta Sudbrack. Palmito bebé, passata de tomate e basílico.
© Roberta Sudbrack. Porquinho de leite.
© Roberta Sudbrack. Sardinha assada com rapadura.
© Roberta Sudbrack. Tartelette quente de chocolates e licuri.