Nova Iorque através das janelas

Na correria do dia-a-dia muitas vezes deixamos de observar os detalhes que nos cercam. Uma flor que brota em meio ao asfalto, um assovio de um pássaro perdido em meio aos galhos de uma árvore qualquer, uma fachada com arquitetura antiga, um grafite em um muro entre tantos que nos cercam. São apenas pequenas coisas que compõem o cenário em que vivemos, mas que muitas vezes fazem toda a diferença se pararmos para observá-los. Com essa proposta de nunca deixar de observá-los, o artista José Guizar nos convida para contemplar seu projeto "Windows of New York".


01_347_WEST_46TH_ST_MIDTOWN_01.jpg © José Guizar, 347 WEST 46TH ST. - MIDTOWN.

Uma pequena obsessão bastou para o designer mexicano Jose Guizar criar uma série de ilustrações com janelas de algumas das ruas que mais lhe chamaram a atenção em Nova Iorque. O projeto pessoal que ele colocou em prática a partir de suas andanças pela metrópole americana foi intitulado de “The Windows of New York”.

A proposta de José consiste em observar aquilo que muitas vezes deixamos passar por conta dos nossos compromissos diários. Estamos sempre tão ocupados em cumprir horários que passamos pelas ruas sem ao menos olhar ao redor, andando quase sempre em linha reta, apenas nos preocupando em não tropeçar ou pisar em um cocô de cachorro.

“O projeto "The Windows of New York" é uma série semanal de ilustração que mostra um pouco da minha obsessão que tem crescido desde que tive a bela oportunidade de morar nessa cidade. É um produto de incontáveis passos da minha jornada pelas ruas, é uma coleção de janelas que de alguma forma chamaram minha atenção. Esse projeto é, de certa forma, uma ode à arquitetura e também um ‘auto desafio’ para nunca parar de olhar para cima”, relata o artista em seu site.

02_20_MINETTA_LN_WEST_VILLAGE_02.jpg © José Guizar, 20 MINETTA LN. - WEST VILLAGE.

03_92_CHRISTOPHER_ST_WEST_VILLAGE_03.jpg © José Guizar, 92 CHRISTOPHER ST. - WEST VILLAGE.

José Guizar se diz impulsionado pela curiosidade e pelo desejo constante de aprender e evoluir. Entre os bairros que o inspiraram a criar a série estão Lower East Side, Midtown, o Village, SoHo e até mesmo partes do Brooklyn. Suas criações são diversas - de janelas típicas do desenho urbano com formas retangulares longas e estreitas a algumas de formas menos convencionais. E os detalhes são bem específicos, como os adornos, instalações de ar-condicionado, quadros e persianas, por exemplo. Suas ilustrações são tão personalizadas que temos a impressão de que elas conseguem nos levar além da superfície, quase dando a impressão de que podemos determinar a personalidade de quem ali reside.

Inspirada pelo projeto de José, proponho um desafio a vocês: após ler este artigo, voltem aqui e postem nos comentários algo que vocês nunca tinham parado para olhar e que de repente chamaram atenção na cidade em que vivem. Topam?

Para conhecer mais do trabalho de Jose Guizar visite seu site e veja seu incrível portfólio.

Agradecimentos especiais ao artista que gentilmente cedeu as imagens que ilustram o artigo.

04_113_THOMPSON_ST_SOHO_04.jpg © José Guizar, 113 THOMPSON ST. - SOHO.

05_147_EAST_18TH_ST_GRAMERCY_05.jpg © José Guizar, 147 EAST 18TH ST. - GRAMERCY.

06_152_SPRING_ST_SOHO_06.jpg © José Guizar, 152 SPRING ST. - SOHO.

07_162_STANTON_ST_LOWER_EAST_SIDE_07.jpg © José Guizar, 162 STANTON ST. - LOWER EAST SIDE.

08_308_CANAL_ST_U2015_CHINATOWN_08.jpg © José Guizar, 308 CANAL ST. U2015 CHINATOWN.

09_461_WEST_47TH_ST_CLINTON_09.jpg © José Guizar, 461 WEST 47TH ST. - CLINTON.

10_617_9TH_AVE_HELL_S_KITCHEN_10.jpg © José Guizar, 617 9TH AVE. - HELL'S KITCHEN.

11_675_9TH_AVE_HELL_S_KITCHEN_11.jpg © José Guizar, 675 9TH AVE. - HELL'S KITCHEN.

12_962_LEXINGTON_AVE_UPPER_EAST_SIDE_12.jpg © José Guizar, 962 LEXINGTON AVE. - UPPER EAST SIDE.

Fontes: Complex Art + Design e Abduzeedo.


petit gabi

é uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns, para pessoas comuns.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 6/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //petit gabi