Templo Kailashnath: engenho e arte na pedra

Colosso de Rhodes, grande pirâmide de Gizé, muralha da China, jardins suspensos da Babilônia - estas são das mais famosas maravilhas construídas pelo homem, mas há muitas outras que muitos de nós nem conhecemos. Por exemplo, o Templo Kailashnath, construído no século VIII para lembrar o Monte Kailash, considerado a residência de Shiva (deus Hindu) e situado no Estado de Maharashtra, oeste da Índia.

01_Templo_Kailashnath_wiki_01.jpg © Templo Kailashnath (Wikicommons).

O templo surpreende por sua escavação vertical. É um monólito esculpido em uma única rocha e faz parte de um complexo de 34 mosteiros e templos, conhecido como "Grutas de Ellora", que se estende por mais de 2 km, na parede de um penhasco de basalto. Estima-se que cerca de 400 mil toneladas de material foram retirados para construir essa estrutura. Seus escultores começaram do topo da rocha original, escavando para baixo. Conhecido como a Caverna 16, o templo é uma obra de arte e uma esplêndida realização do estilo Dravidiano. Demorou cerca de 100 anos para ser finalizado.

Foi construído por Krishna I, comandante do Império Rashtrakuta, responsável também pela construção de mais 18 templos dedicados a Shiva. Sua base foi esculpida de forma a dar impressão de que os elefantes estão mantendo a estrutura no alto. Um exemplo maravilhoso de arquitetura que foi considerado um modelo para todos os templos no sul da Índia.

02_Templo_Kailashnath_wiki_02.jpg © Templo Kailashnath (Wikicommons).

O templo é adornado com as esculturas de Shiva e Parvati, além de várias pinturas nas paredes internas do santuário. Parvati é uma divindade idolatrada pelos hindus e conhecida como cônjuge de Shiva e mãe de Ganesh.

O festival de Shivaratri é realizada aqui uma vez por ano(geralmente em fevereiro ou março). É celebrado com grande devoção e fervor religioso pelos hindus em honra do Senhor Shiva. De acordo com uma das lendas mais populares, Shivaratri é o dia do casamento de Shiva e Parvati.

As cavernas Ellora estão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO - afinal de contas, trata-se de uma incrível obra de engenharia, conhecimento e, ao mesmo tempo, fé de trabalhadores, criada há mais de 5 mil anos. O que a torna mais fascinante ainda.

03_Shabnam_Sirur_Cavernas_budistas_que_talvez_inspiraram_os_arquitetos_do_Reino_Pallava_03.jpg © Shabnam Sirur, Templo Kailashnath — Cavernas budistas que talvez inspiraram os arquitetos do Reino Pallava.

14_Shabnam_Sirur_Representacoes_de_Shiva_Parvati_e_Lord_Ganesha_14.jpg © Shabnam Sirur, Templo Kailashnath — Representações de Shiva, Parvati e Lord Ganesha.


Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Margarete MS