Ben Canales fotógrafo: sob a luz das estrelas

O fotógrafo Ben Canales teve seus desejos realizados e hoje anda pelo mundo registrando os melhores momentos que só a noite é capaz de proporcionar.

Ben Canales 4_600.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

01_Stella_Project_0003.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

Em uma noite qualquer, um homem olhou para o céu estrelado e enxergou um mundo de infinitas possibilidades. E como se fizesse uma prece, desejou ter o poder de capturar toda sua essência, para que outros, além dele, tivessem a chance de contemplar aquela infinita beleza.

Enquanto vivemos sob as luzes artificiais existe sobre nossas cabeças uma imensidão de luz, com um brilho capaz de iluminar o mundo todo. As estrelas, ali tão distantes de nós, parecem ser apenas pequenos pontinhos, tal qual pisca-piscas em uma árvore de Natal. Mas, para Ben Canales, há muito tempo elas deixaram de ser apenas uma representação. Para ele, as estrelas se tornaram uma fonte de inspiração para captar fotografias tão belas que nem parecem reais.

12_Stella_Project_0006.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

13_Stella_Project_0008.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois". Em 2008, quando ainda trabalhava como marceneiro em uma construção, Ben machucou a mão e, com tempo livre de sobra, encontrou algo novo para se ocupar: a fotografia. E o que começou apenas como um hobby acabou se transformando na sua ocupação principal. Hoje, viaja pelo mundo em busca de lugares em que tenha a oportunidade de traduzir em imagens toda a beleza de um céu estrelado.

02_Stella_Night_Shoot_Making_Of_0001.jpg © Ben Canales, Making Of de "O Céu Perfeito de Stella Artois".

03_Stella_Night_Shoot_Making_Of_0003.jpg © Ben Canales, Making Of de "O Céu Perfeito de Stella Artois". Para criar a composição de suas fotos, Ben utiliza os elementos da própria paisagem, sejam eles naturais ou artificiais, tais como um lago que sirva de espelho ou uma casa abandonada, por exemplo, mostrando assim toda a grandiosidade do céu. Mas, ironicamente, uma de suas fotografias favoritas é a com mais ausência de elementos, composta apenas pela neve no chão e um horizonte vazio. O que acabou por criar uma conexão com a real emoção de se estar só entre as estrelas. bencanales_neve.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

Para Ben, a parte mais emocionante de fotografar o céu está ligada a toda a conexão que a humanidade tem com ele. As estrelas têm sido fonte de inspiração para criação de mitos, crenças, estudos, lendas e tudo mais que possamos imaginar. Estão presentes no cotidiano, na ciência, na mitologia, na astrologia, nas canções, nas lendas e nas cartas de amor. Fazem parte do princípio da nossa existência e sempre estarão lá, onde possamos olhar para tentar entender o que estamos fazendo aqui, afinal. E, para o fotógrafo, ter a oportunidade de traduzir tudo isso em uma imagem e poder mostrar para as pessoas é realmente gratificante.

04_Stella_Night_Shoot_Making_Of_0013.jpg © Ben Canales, Making Of de "O Céu Perfeito de Stella Artois".

05_Stella_Night_Shoot_Making_Of_0006.jpg © Ben Canales, Making Of de "O Céu Perfeito de Stella Artois". Por conta de seu trabalho com fotografia, Ben já visitou grande parte dos Estados Unidos, já esteve nas ilhas Fiji e tem planos de ir para Machu Pichu, no Peru. Recentemente esteve no Brasil, a convite da Stella Artois, para fotografar as imagens que ilustram a campanha Céu Perfeito. Para Ben, quando a pessoa tem a oportunidade de viajar e conhecer o mundo, suas percepções se expandem: “Quando crianças, nossas percepções do mundo são pequenas e limitadas, baseadas apenas no que conhecemos através de nossos pais, cultura e local. Viajar para outros países nos dá uma percepção maior a respeito da vida, expande nossa visão, muda nossas crenças e nos dá coragem para enxergar um mundo de possibilidades”, relatou o fotógrafo sobre suas experiências.

06_Stella_Night_Shoot_Making_Of_0004.jpg © Ben Canales, Making Of de "O Céu Perfeito de Stella Artois".

07_Stella_Night_Shoot_Making_Of_0010.jpg © Ben Canales, Making Of de "O Céu Perfeito de Stella Artois". Para Ben, estar sob as estrelas é como estar junto ao resto do mundo: “À noite, sob as estrelas, todos nós somos um só povo, a mesma espécie olhando para o céu em busca de inspiração para superar nossos medos e os desafios das nossas vidas”, diz. Mas também diz que é uma pena que, por conta da poluição e do excesso de luz nas cidades, as pessoas já não consigam ver as estrelas com tanta facilidade. Por esse motivo, ao procurar lugares para fotografar, ele acaba optando pelas localizações mais inóspitas, como foi o caso do plano de fundo escolhido como cenário para as fotos da campanha Céu Perfeito. As imagens foram capturadas na Serra do Mar, a meio caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro. “Para fazer minhas fotos, preciso estar a pelo menos 80 km da cidade grande mais próxima, senão as luzes urbanas atrapalham”, explica.

O convite para fazer a campanha deixou Ben Canales exultante. Para ele, esse tem sido um desafio gratificante, principalmente pela oportunidade de “perseguir as estrelas” em um novo país e ainda ser pago por isso. “Espero que as pessoas se sintam inspiradas a olhar as estrelas do seu quintal, depois de verem esse trabalho”, disse.

10_Stella_Project_0001.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

11_Stella_Project_0004.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

Ben Canales600.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois". Ben Canales 2_600.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois". Ben Canales 3_600.jpg © Ben Canales, "O Céu Perfeito de Stella Artois".

Ben Canales esteve na festa de lançamento da campanha Céu Perfeito, promovida pela Stella Artois, e mostrou a todos os presentes seu conhecimento e paixão pelas estrelas. E de quebra ainda deu dicas valiosas para quem quiser se aventurar na captura de imagens do céu noturno. Abaixo, seguem as orientações do fotógrafo para criar seu Céu Perfeito. "O Céu Perfeito de Stella Artois", por Ben Canales Equipamentos necessários: - DSLR [novos modelos são melhores] - Lentes wide, "fast" f/stop [2.8 é a melhor] - Tripé Configurações de câmera: - Exposição: 30 segundos - F/stop: f/2.8 - ISO: 3200 - 5000 - White Balance: tungstênio - Foco manual - Timer de 2 segundos - Formato RAW Fase da Lua: 1/3 ou menos é o melhor. Para pesquisar sobre posicionamento das estrelas acesse o site Stellarium. Aqui você pode conferir o making off da campanha. Aqui pode ver o vídeo final. E para conhecer mais do belo trabalho de Ben Canales, visite seu site. Todas as imagens que ilustram este artigo foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo.

Fontes: The Star Trail e QG.


petit gabi

é uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns, para pessoas comuns.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //petit gabi