O que é arte rupestre?
Caverna de Altamira, Espanha, Paleolítico Superior
A arte rupestre é a arte que predomina as representações artísticas pré-históricas, as artes encontradas nas paredes e tetos de cavernas e locais pré-civilização. A arte rupestre é a arte encontrada em superfícies rochosas e ao ar livre da época pré-histórica. Ela divide-se em dois grupos: a pintura rupestre, feita com pigmentos, e a gravura rupestre, que são imagens gravadas em incisões na própria rocha.
Gravuras rupestres em Campo Lameiro, Galícia
A arte rupestre possui variados estilos, técnicas e materiais e, geralmente, são as representações de animais, da Natureza e das pessoas. Reconhecida, também, pela sua característica de linguagens com sinais gráficos e suas mensagens abstratas através de desenhos, a arte rupestre possui uma interpretação difícil, pois está cheia de controvérsia. No entanto, os estudiosos entram em consenso quando pensam que o mais correto é que a arte feita naquela época era a necessidade do homem de expressar-se e expressar tudo o que existe à sua volta, reagindo às coisas e à realidade que vive. As ilustrações encontradas, na maior parte dos casos, são representações da vida cotidiana, da caça, de rituais religiosos.
Gravura rupestre com cena de luta entre guerreiros da Idade do Ferro, em Val Camonica, Itália
Pinturas nos Abrigos na Rocha de Bhimbetka, Índia
A arte rupestre compõe-se de diversas linguagens visuais, conceitos e símbolos com variados valores e crenças. Era uma maneira de comunicação escrita entre os indivíduos e, também, usada para expressar a moral e os valores nos quais uma determinada comunidade vivia. Muitos estudiosos afirmam que a arte pré-histórica possui funções e características comparáveis às da arte que conhecemos hoje. Era a máxima expressão, não somente do indivíduo, mas também de afirmação de um grupo.
Gravura rupestre em Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, Brasil