O que é arte rupestre?

A expressão artística pré-histórica. Uma reflexão sobre a arte rupestre e suas características.


Techo_de_Altamira_(replica)-Museo_Arqueológico_Nacional.jpg Caverna de Altamira, Espanha, Paleolítico Superior

A arte rupestre é a arte que predomina as representações artísticas pré-históricas, as artes encontradas nas paredes e tetos de cavernas e locais pré-civilização. A arte rupestre é a arte encontrada em superfícies rochosas e ao ar livre da época pré-histórica. Ela divide-se em dois grupos: a pintura rupestre, feita com pigmentos, e a gravura rupestre, que são imagens gravadas em incisões na própria rocha.

800px-Laxe_dos_carballos_01.JPG Gravuras rupestres em Campo Lameiro, Galícia

A arte rupestre possui variados estilos, técnicas e materiais e, geralmente, são as representações de animais, da Natureza e das pessoas. Reconhecida, também, pela sua característica de linguagens com sinais gráficos e suas mensagens abstratas através de desenhos, a arte rupestre possui uma interpretação difícil, pois está cheia de controvérsia. No entanto, os estudiosos entram em consenso quando pensam que o mais correto é que a arte feita naquela época era a necessidade do homem de expressar-se e expressar tudo o que existe à sua volta, reagindo às coisas e à realidade que vive. As ilustrações encontradas, na maior parte dos casos, são representações da vida cotidiana, da caça, de rituais religiosos.

800px-Scena_di_duello_R6_-_Foppe_-_Nadro_(Foto_Luca_Giarelli).jpg Gravura rupestre com cena de luta entre guerreiros da Idade do Ferro, em Val Camonica, Itália

Bhimbetka_Cave_Paintings.jpg Pinturas nos Abrigos na Rocha de Bhimbetka, Índia

A arte rupestre compõe-se de diversas linguagens visuais, conceitos e símbolos com variados valores e crenças. Era uma maneira de comunicação escrita entre os indivíduos e, também, usada para expressar a moral e os valores nos quais uma determinada comunidade vivia. Muitos estudiosos afirmam que a arte pré-histórica possui funções e características comparáveis às da arte que conhecemos hoje. Era a máxima expressão, não somente do indivíduo, mas também de afirmação de um grupo.

800px-Rock_Art_Foz_Coa_01.jpg Gravura rupestre em Vila Nova de Foz Côa, Portugal

Serra_da_Capivara_-_Several_Paintings_2b.jpg Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, Brasil


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 6/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //obvious magazine