A arte e o artesanato no Brasil

Uma reflexão sobre o artesanato e a arte popular no Brasil.


renda-bilro.jpg

O artesanato começou com o próprio homem, um ser que sempre teve a necessidade de confeccionar objetos para o próprio uso. Um ser que precisou usar a criatividade para sobreviver. E o artesanato começa junto com a nossa própria história. Os produtos artesanais era a necessidade de atribuir praticidade ao cotidiano, os bens utilizáveis para facilitar a vida no dia-a-dia, além de serem uma opção barata para obter o que se desejava. Com o tempo, o artesanato ultrapassou os limites da necessidade e se encaixou na esfera da expressão artística, sendo uma prática para produzir adornos e trabalhos artisticamente expressivos. O artesanato tem as mãos dadas com a História da Arte e a necessidade do homem de se expressar artisticamente.

Segundo estudos, os primeiros artesãos surgiram ainda no período neolítico (6.000 a.C)- período em que o homem aprende a polir a pedra, a fabricar cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. No Brasil, a comunidade indígena é considerada o primeiro grupo de artesãos, com a utilização de pigmentos naturais para tingir seus trabalhos de tecelagem e cerâmica, bem como instrumentos musicais e para uso doméstico e na caça.

cestaragafa.jpg

2890000337_f1ce4c61ce.jpg

arte do mexico2.jpg

O artesanato também possui seus gêneros, como o erudito, o popular e o folclórico, utilizando-se de variadas técnicas e materiais como: cerâmica, funilaria, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais, tintura, trabalhos com a farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, madeira, barro, argila, pedra, comida como a farinha de mandioca e o miolo de pão, massa de açúcar e o milho. Os trabalhos variam de bijuterias à colchas, de bolsas à esculturas em madeira, de renda à cerâmica, de pinturas à utilitários domésticos. O artesanato brasileiro, como já se sabe, é riquíssimo e um dos mais famosos ao redor do mundo, pela sua variedade e sua representação folclórica. Este é um trabalho amplamente praticado no Brasil e gera o sustento de muitas famílias.

4497248031_121a0f93cc_o E-SERGIPE.jpg

7ytyghg.jpg

uhyyg.jpg

oipipo.jpg

A importância do artesanato no Brasil não é somente histórica, mas também social, pois, gera renda e promove a sustentabilidade, com diversas técnicas de aproveitamente de materiais. O Brasil possui uma vasta cultura e uma rica influência artística folclórica, um dos motivos é a grande variedade de materiais disponíveis naturalmente no país, sendo um dos povos que mais explora a arte criativa no mundo, principalmente no campo turístico. Hoje, o artesanato é valorizado como sendo um produto exclusivo com uma mao de obra única. Uma arte original e de alto valor cultural.

os-índios-artesanato-indigena.jpg


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //obvious magazine