A doença de Lizzie Velasquez

Somente três pessoas em toda a história da humanidade foram diagnosticadas com esta condição rara. Lizzie é uma delas. Uma doença misteriosa, que intriga cientistas e médicos, pode ser a chave para outros diversos mistérios sobre a obesidade.


Woman-That-Cant-Grow-Fat-Lizzie-Velasquez-02.jpg

Lizzie Velasquez tem 25 anos, e nasceu com uma doença extremamente rara, uma doença genética que foi, até hoje, identificada em apenas três pessoas no mundo. A condição que atinge Lizzie impede que seu corpo absorva gordura. Por causa disso, é mais frágil e suscetível à toda a sorte de doenças. Para se manter saudável, Lizzie precisa comer de 20 em 20 minutos, pois já que seu corpo não absorve gordura, ela não possui um estoque de nutrientes, o que a ajudaria a ficar protegida contra vírus e doenças. Por causa disso, ela deve se alimentar constantemente. Hoje, com 25 anos, ela, no entanto, nunca conseguiu ultrapassar a marca dos 30 quilos e envelhece mais rapidamente que as outras pessoas. Ainda que ela coma o dia todo e tenha um apetite enorme, Lizzie quase morreu quando tinha 19 anos, de anemia profunda, por causa da sua incapacidade de absorver vitaminas ou nutrientes. Muito magra, ela é uma mulher fraca e, apesar de não fazer fisioterapia, caminha sem grandes dificuldades, mas devagar. Uma das implicações da doença também fez com que Lizzie ficasse cega do olho direito.

filecdn.jpg

tumblr_mae33o3dsw1qknkb7o1_1280.jpg

Quando a menina Lizzie nasceu, seus pais foram alertados de que se ela sobrevivesse, não ria ganhar peso e, dificilmente, falaria, andaria ou faria qualquer outra coisa como uma criança normal. Seus pais resolveram levar a menina para casa e acreditar que tudo ia ficar bem. Apesar das várias dificuldades com as quais Lizzie vive, ela conseguiu superar as previsões médicas, fazendo com que os cientistas ficassem confusos a respeito de sua doença misteriosa.

Ela tem mais dois irmãos, do mesmo pai e mãe, que são completamente saudáveis. Este fato faz com que os médicos acreditem que Lizzie carrega um defeito em seu DNA. Há vários anos Lizzie colabora com cientistas de Genética da Universidade do Texas que estudam sua doença. Os médicos suspeitam que ela tenha uma pequena alteração no nosso código genético. Se eles descobrirem o gene, ou o conjunto de genes doentes em Lizzie, podem entender e aprimorar os estudos contra a obesidade, uma das mais graves doenças do nosso século.

LizzieVelasquez-1.jpg

5628.jpg


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //rejane borges