História da arte de rua

A arte de rua é uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo. Ela é predominante nas grandes e importantes cidades, como um meio de transmitir mensagens por meio da sociedade.


Mural na Times Square Chelsea New York por Eduardo Kobra Mural na Times Square Chelsea New York, por Eduardo Kobra

O street art, ou arte urbana, são intervenções urbanas artísticas com temáticas que contornam desde a política até religião, passando por problemas sociais e etc. Esta arte pode ser feita por meio da pintura, esculturas ou instalações. Seja de que forma for, a arte urbana é uma arte marginal, e não está atrelada a nenhum padrão estético. Sendo assim, considera-se a arte urbana uma arte livre, sendo a expressão máxima da sociedade e do ser cidadão.

street art, croche na arvore

street art

Need Food Not Football street art Sao Paulo

No Brasil e no mundo, a arte de rua tem estado presente nas maiores e mais importantes cidades, geralmente, em muros e de grande escala, esta arte - além de embelezar a cidade de um jeito econômico e muito original, fazendo cada cidade ser única e ter seu próprio estilo - ela ta,bém faz o papel da denúncia e do protesto. E há também uma outra importante característica desta arte, o papel da inclusão social. Vários artistas do estilo promovem a arte por meio de suas intervenções, estimulando a criatividade em jovens e crianças de partes mais remotas da cidade. Muitas comunidades mais pobres são convidadas a se juntarem aos artistas para, juntos, transmitirem uma ideia, conceito ou mensagem política, ou apenas para criar arte e beleza.

Street art by David Zinn

street art

street art by banksy

street art

street art

Com cerca de 20.000 anos de evolução cultural por trás disso, o grafite, a pichação ou street urban art ainda é arte e nada parece capaz de deter a sua popularidade fenomenal. A ideia simples de desenhar em uma parede tornou-se algo verdadeiramente extraordinário em um mundo cada vez mais emparedado e murado. Percorremos um longo caminho desde as pinturas nas cavernas. Era inevitável que o roteiro fosse substituído por imagens e se destacassem com contrastes excepcionais. O advento do grafite ilustrado foi, sem dúvida, responsável pelo impulso maior de seguidores entre a população em geral. Como o estilo da escrita é quase completamente ilegível para o olho destreinado, fotos em grafite permitem uma mensagem mais clara, mais pungente.

street art Chile

Street Art

Street Art by Domke Alemanha

Street Art by Kenny Random Snoopy

Street Art by Kenny Random Snoopy

Street art by Sainer Polônia

Street Art by Wild Drawing Atenas Grecia

Street Arte em Buenos Aires Argentina

Street Art em Paris Franca

Street Art da Torre Pisa na Filadelfia, USA


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.
version 44/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //rejane borges