O que é arte contemporânea?
Os estilos de arte contemporânea, as escolas e movimentos, surgiram por volta da segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial. Este novo estilo veio em resposta à ruptura com a arte moderna. Após a Segunda Guerra Mundial, vários artistas mostraram interesse pelas verdades do inconsciente e pela reconstrução da sociedade. Surgiu a necessidade da produção em massa, variadas linguagens e constante experimentação de novas técnicas. Isso resultou em novos meios de expressão através da arte, novos conceitos e hábitos artísticos, novos olhares sob o que se chamava de arte. Iniciava-se a era de mentes mais abertas para o novo dentro da arte.
Esta arte contemporânea ganhou mais evidência e destaque na década de 60. Foi o começo de uma sociedade questionadora. Questionava-se tudo dentro da sociedade pós-guerra através da arte. Encontraram um meio de protestar dentro da cultura e com a cultura. Discutia-se os valores e moral impostos pela indústria de televisão e Cinema, pela moda e literatura.
A arte contemporânea foi um mix de vários movimentos e estilos, resultando no que chamaram de modernismo. Este estilo foi construído com a consciência individual dentro da comunidade. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos com as escolas e as técnicas usadas dentro da arte. As escolas clássicas já não tinham influência neste estilo.
Por causa desta liberdade cultural, artistas começaram a imprimir em seus trabalhos o obras um tom apelativo de protesto ou um tom político, e até religioso, mostrando uma inadequação do meio em que se vivia. Eram chamados de artistas conscientes, por romperem com as regras e buscarem a originalidade e a criatividade sem ficarem atrelados a costumes e tradições. Agora, eles poderiam interpretar e trabalhar nas obras de maneira totalmente espontânea, aplicando-lhes o tom que bem entendessem.
Esta corrente artística foi fortemente influenciada pelos fatos sociais que ocorriam naquela época. O Cinema, a Literatura, a Moda e diversos outros movimentos culturais ou artisticos abriram-se a esta arte como um novo meio de expressão.
Nos anos 60 os trabalhos eram influenciados pelos acontecimentos. Um caráter espacial tomou conta dos temas de moda, música e Cinema, por causa da viagem do Homem ao espaço. Nos 70 a arte se expande a vários conceitos como, por exemplo, o Pop Art, inspirada nos ídolos, na Natureza e na celebração desta época, sendo um de seus principais nomes é o do imortal Andy Warhol. A arte de rua, influenciada pelo grafite e pelo movimento hip-hop, e o design geométrico também tem grande destaque na época, consolidando a ideia de arte contemporânea.
Foi um período de inovação. Os artistas tinham, agora, a liberdade de criação, a liberdade individual com milhares de recursos materiais em mãos. Foi uma época em que a arte foi absolutamente explorada em todos os sentidos. Mas há algo que define, sobretudo, a arte contemporânea. Ela não é somente sobre o vsual, sobre o concreto, ela é principalmente sobre o conceito, a ideia, a consciência e a atitude.