O que é arte moderna?

Uma reflexão acerca da arte moderna e suas características.


O termo Arte Moderna refere-se às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. Neste estilo, nota-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, da velocidade, fotografia, cinema, avião, e do estudo da mente, entre outros fatores que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes na sociedade da época.

adam-and-eve.jpg!Blog.jpg Adam and Eve, Francis Picabia, 1931.

A arte moderna rompe com as regras, buscando novos conceitos e técnicas na arte para expressar a vida moderna, como por exemplo o Fauvismo, Futurismo, Cubismo, e Escola de Paris. Esta arte ia além da simples representação da realidade, ela trazia a emoção e sensibilidade do artista. Os movimentos mais famosos são o Simbolismo, Expressionismo, Suprematismo, Dadaísmo, Surrealismo, entre outros.

Danseuse_jaune,_Mèrodack-Jeanneau.JPG La Danseuse jaune, Alexis Mérodack-Jeanneau, 1912.

640px-Duchamp_Fountaine.jpg Marcel Duchamp, La Fuente, 1917.

Artistas como os designers, ilustradores e arquitetos passaram a se preocupar com a funcionalidade da arte, sem descuidar da forma, como o Arts & crafts, Art Noveau, Construtivismo, Bauhaus, De Stijl, Arte Deco, e Estilo internacional. A princípio, a arte moderna foi uma iniciativa europeia e introduzida na América durante a Primeira Guerra Mundial.

O.JPG Art Nouveau, Paris

5519809008_584e8fb2fc_z.jpg Art Nouveau d'Octave Raquin, Paris

No entanto, a arte moderna foi contraposta pela arte dita contemporânea, mas que levou as influências da arte moderna aos seus conceitos de inovação de pensamento e atitude.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 22/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //obvious magazine