Os melhores aplicativos para celulares e tablet
O ano de 2013 foi cheio de novidades no mundo tecnológico. Vimos o exército de smartphones crescer e, com eles, a cada dia surgir um novo aplicativo. Seja para entreter, chamar um táxi ou divertir as crianças, o aplicativo é um software que auxilia o usuário a desempenhar uma tarefa específica. No caso dos celulares, rodam em dispositivos móveis (tablets, leitores de livros, smartphones).
O jornal britânico The Guardian e a revista brasileira Superinteressante elegeram os melhores aplicativos do ano passado em três categorias: Lifestyle e Entretenimento, Jogos e Social.
1. Lifestyle e Entretenimento
- Easy Taxi, 99Taxis e Taxibeat (iPhone e Android). Todos gratuitos. No último ano, três aplicativos de táxi foram popularizados. Eles utilizam ferramentas de geolocalização que conectam passageiros e motoristas de táxi, economizando o tempo de quem precisa do serviço.
- GLOW (iPhone). Gratuito. O GLOW utiliza, como seus desenvolvedores dizem, ‘mágica e ciência’ para ajudar casais que estão tentando ter filhos. Inclui gráficos, recursos de monitoramento da saúde e lembretes diários.
- BBC Sport (iPhone e Android). Gratuito. A BBC separou sua editoria esportiva, criando um aplicativo só para ela que disponibiliza matérias da internet, TV e rádio, oferecendo notícias, estatísticas e tabelas de várias modalidades esportivas, além da capacidade de ver e ouvir ao vivo.
- Bob Dylan: The Bootleg Series (iPhone, iPad). Gratuito. Bob Dylan nos surpreendeu no ano de 2013. Seu último álbum reúne faixas raras e foi acompanhado deste aplicativo. Linhas do tempo, biografias dos músicos, galeria de fotos e entrevistas em vídeo permitem que o usuário conheça as histórias por trás das músicas.
- iPlayer Radio (iPhone e Android). Gratuito. A BBC criou um aplicativo independente que permite que o usuário ouça suas estações de rádio, que incluem transmissões on-demand de shows e podcasts. Ele ainda permite que você adicione músicas a playlists de outros serviços, como o Spotify.
- Beethoven’’s 9th Symphnoy (iPhone e iPad). Gratuito. Um verdadeiro deleite para os fãs de música clássica, independentemente do seu nível de conhecimento. Este aplicativo oferece quatro gravações famosas da Nona de Beethoven e permite alternar entre elas durante a visualização da partitura, e ouvir especialistas falando sobre o trabalho e o compositor.
- Vine (iPhone, Android e Windows). Gratuito. O Vine é o aplicativo do Twitter para criar vídeos de até seis segundos. Tornou-se popular nas redes sociais, principalmente no Facebook, por viralizar vídeos divertidos. Exemplo disso é a página “Best Vines” que tem 19 milhões de curtidas no Facebook.
- Bloom.fm (iPhone e Android). Gratuito. O Bloom.fm te indica estações de rádio baseado em gêneros e artistas. Se você quiser armazenar faixas em seu smartphone, há a possibilidade de pagar uma mensalidade por 20, 200 ou quantas faixas quiser.
- Google Play Music (iPhone e Android). Gratuito. Considerado rival do Spotify, o serviço de músicas do Google transmite as estações de rádio baseado nas músicas, artistas e álbuns e na coleção de músicas que o usuário armazenou nos serviços do Google. Há a possibilidade de pagar uma taxa mensal e ter o serviço ilimitado.
- Soundwave Music Discovery (iPhone e Android). Gratuito. Perfeito para quem quer descobrir novas músicas, além de ouvir somente artistas que você já conhece. Ele rastreia o que está tocando em programas como Spotify e Rdio e lhe mostra o que seus amigos estão ouvindo.
- Explore Shakespeare (iPad). Gratuito. Criado pela Cambridge University Press, traz versões completas das peças de Shakespeare, incluindo texto, fotos, versões em áudio e recursos interativos.
- Netflix (iPhone, Android e Windows). O Netflix destacou-se não só com seu aplicativo em 2013, mas também pela produção de seriados. O Netflix conta com parcerias importantes como a DreamWorks e a Marvel.
2.Jogos
- Candy Crush Saga (iPhone e Android). Gratuito. O Candy Crush conquistou muitas pessoas, fazendo aparecer até uma teoria sobre o vício que o jogo causaria. O jogo é uma variação do Tetris, onde devemos juntar os doces e fazê-los desaparecer.
- Angry Birds Star Wars II (iPhone, iPad, Android e Windows). Gratuito. Continuação do famoso Angry Birds Star Wars mostra amor genuíno dos desenvolvedores pela saga.
- Dots: A game about connecting (iPhone, iPad e Android). Gratuito. Um jogo muito simples que consumiu muitas horas de seus usuários: ligue os pontos da mesma cor em linhas ou em “caixas”.
- Despicable Me: Minion Rush (iPhone, iPad, Android e Windows). Gratuito. 150 milhões de pessoas baixaram o jogo oficial do filme “Meu Malvado Favorito 2” (Despicable Me 2) em 2013. Um jogo que conquistou crianças e adultos.
3.Social
- Tinder (iPhone e Android). Gratuito. No Tinder você tem acesso a uma lista de pessoas. Após ter acesso ao perfil dos usuários, você pode dar “like” em quem gostar mais. Se o gesto for retribuído, é possível iniciar uma conversa. A intenção do aplicativo é fazer as pessoas se conhecerem melhor. A possibilidade de “descartar” alguém com quem não queira conversar, diminui a chance de conhecer pessoas que não lhe agradem.
- Lift (iPhone e Android). Gratuito. Se você está tentando atingir um objetivo, como fazer mais exercícios ou comer menos chocolate, é uma ferramenta muito útil por armazenar seu progresso e te manter na linha.
- Down/Bang with Friends (iPhone, Android). Gratuito. O Down utiliza sua lista de amigos do Facebook para indicar com qual deles você faria sexo. Se alguém corresponder sua vontade (tudo é feito anonimamente até este ponto), os dois recebem um email com uma notificação.
- Whatsapp (iPhone, Windows Phone, Blackberry, Nokia e Android). O serviço de mensagens mais popular entre os usuários, o Whatsapp utiliza sua rede Wi-Fi ou 3G para enviar mensagens. O primeiro ano é gratuito, sendo cobrada uma taxa de 0,99 dólares por ano após o teste.
- Snapchat (iPhone, Android). Gratuito. Outro serviço de mensagens instantâneas que conquistou o público. O Snapchat tem a seguinte diferença: as fotos e vídeos enviados pelo usuário são deletados depois de pouco tempo.
- Lulu (iPhone e Android). Gratuito. O polêmico Lulu agitou 2013 por permitir que as meninas dêem notas e criem hashtags para os garotos. Os homens não conseguem visualizar suas próprias notas.