Técnica de como fazer xilogravura com isopor

A Iso-gravura é uma técnica para fazer xilogravura usando isopor. Confira passo-a-passo deste interessante método artístico aqui.


sello-7.jpg

A xilogravura é um dos mais antigos métodos de impressão da história da humanidade. É basicamente um carimbo, feito de madeira. Entalha-se a superfície da madeirqa com o motivo desejado (ou com o texto desejado) e pinta-se a imagem que, naturalmente após o entalhe, ficará em relevo. Essa imagem, pintada, é transferida para o papel. Esta antiga técnica era muito usada no Egito e na China desde a antiguidade. Com o tempo, a xilogravura passou a ser, também, muito comum na literatura de Cordel. A xilogravura foi ofuscada pela prensa que facilitava a impressão de imagens e textos combinados. Hoje, a xilogravura é vista como uma arte ancestral e riquíssima em história e tradição, afinal, foi parte essencial do desenvolvimento da comunicação junto à nossa história.

No entanto, hoje, as técnicas da xilogravura passaram a combinar outros elementos criativos como, por exemplo, o isopor. Confira aqui como fazer xilogravuras com o isopor.

Você vai precisar de: grav14.jpg

1. Bandeja de isopor (aquela que vem com alimentos no supermercado) 2. Folhas de papel colorido 3. Rolo de pintura pequeno 4. Lápis preto 5. Tesoura sem ponta 6. Tinta guache de diversas cores

1. Recorte as bordas da bandeja, pois você só vai usar a parte plana. Algumas já não têm as abas, fica mais fácil!

2. Peça para seu filho desenhar forçando o lápis até afundar o isopor. Cuidado se for escrever, pois as letras ficam invertidas. grav9.jpg

3. Ajuste as bordas da placa, para que o desenho fique com uma moldura bonita depois de estampado.

4. Escolha a cor da tinta e passe com o rolinho na placa de isopor, cobrindo bem toda a superfície.

grav7.jpg

5. É a hora de seu filho virar o isopor na folha de papel e fazer pressão sobre a placa para transferir o desenho. 6. Retire o isopor com cuidado para não borrar o desenho. Espere secar e está pronto!

grav3.jpg

gravura1.jpg

grav11.jpg


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 30/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //rejane borges