Tipos de violência no esporte

É importante que toda a sociedade se envolva numa campanha massiva contra a agressividade e violência no esporte, seja de que forma for.


violencia no esporte

Infelizmente, a violência no esporte existe em todas as formas, seja violência verbal ou física. O Bullying no esporte tomou proporções enormes, principalmente com o advento da internet, no qual manifestar-se contra ou à favor de um determinado time, por exemplo, é jogar-se aos leões. Sem falar no vandalismo que se aplica à quase todas as situações de violência no esporte. Espancamento de pessoas e destruição de propriedades públicas e privadas. E as consequências desta violência é dramática e destroi os conceitos por trás do que era para ser um elo entre as pessoas.

Os tipos de violência abrange todos os grupos: torcedores, jogadores, policiais e autoridades, os quais se envolvem com violência física, verbal e psicológica no esporte. O Bullying e a agressividade passou a ser uma triste realidade no dia-a-dia do esporte.

O esporte que, teoricamente, deveria sublimar a violência, passou a ser a própria forma de manifestação desse fenômeno. A impunidade é um fator determinante para a continuidade deste quadro. Hoje, as autoridades evitam elaborar qualquer nova lei, mas, para controlar a violência no esporte, era necessário que fôssemos protegidos por leis e penas mais rigorosas.

violencia no esporte

No entanto, algumas providências já foram adotadas, como por exemplo o cadastramento de torcedores, o incentivo da presença das famílias nos torneios, a proibição de identificação de torcidas uniformizadas. São medidas enérgicas e responsáveis que podem ajudar o esporte a livrar-se da violência.

Medidas devem ser tomadas ao que se refere à constituição de torcidas organizadas. As que incluírem ritos de iniciação ilegais, incentivo à violência por atos ou símbolos, caracterizam conduta prevista em lei como ilegal e devem ser extintas por ação judicial. Medidas como estas reafirmam a proposta esportiva e exclui toda a forma de repressão.

violencia no esporte

violencia no esporte

Também é a Educação que vai ajudar a sociedade neste batalha. Promover um esporte comunitário, conduzido por entidades não governamentais, por grupos de torcedores não organizados ajuda-nos a olhar para o esporte de maneira mais humanitária e, ao invés de sentirmos que estamos numa batalha, o sentimento muda para o de comunidade, juntos num desafio.

É importante que toda a sociedade se envolva numa campanha massiva contra a agressividade e violência no esporte, seja de que forma for. Tanto os clubes, quanto as torcidas, quanto a imprensa, devem se unir para promover paz dentro do esporte. Isso seria um respeito à cidadania.

violencia no esporte


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/recortes// @obvious, @obvioushp //rejane borges