Violência no futebol
A violência no futebol abrange todos os grupos: torcedores, jogadores, policiais e autoridades, os quais se envolvem com violência física, verbal e psicológica no esporte. O Bullying e a agressividade passou a ser uma triste realidade no dia-a-dia do esporte.
É muito importante que a sociedade se manifeste de maneira vívida contra esta prática. Tanto os cidadãos quanto a mídia devem se mobilizar para promover a paz nos estádios. Infelizmente, é o oposto que se vê com muita frequência. O racismo, a agressividade e o bullying p seja ele físico ou verbal, são constantes no dia-a-dia do futebol. Medidas devem ser tomadas ao que se refere à constituição de torcidas organizadas. As que incluírem ritos de iniciação ilegais, incentivo à violência por atos ou símbolos, caracterizam conduta prevista em lei como ilegal e devem ser extintas por ação judicial. Medidas como estas reafirmam a proposta esportiva e exclui toda a forma de repressão.
Há um problema que acompanha a violência no futebol, e se chama "impunidade", a qual é é um fator determinante para a continuidade deste quadro. Hoje, as autoridades evitam elaborar qualquer nova lei, mas, para controlar a violência no esporte, era necessário que fôssemos protegidos por leis e penas mais rigorosas.
No entanto, algumas providências já foram adotadas, como por exemplo o cadastramento de torcedores, o incentivo da presença das famílias nos torneios, a proibição de identificação de torcidas uniformizadas. São medidas enérgicas e responsáveis que podem ajudar o esporte a livrar-se da violência. Medidas devem ser tomadas ao que se refere à constituição de torcidas organizadas. As que incluírem ritos de iniciação ilegais, incentivo à violência por atos ou símbolos, caracterizam conduta prevista em lei como ilegal e devem ser extintas por ação judicial. Medidas como estas reafirmam a proposta esportiva e exclui toda a forma de repressão.