A fotografia surrealista de Elton Fernandes

O trabalho do fotógrafo Elton Fernandes consiste em transferir para suas fotografias tudo que borbulha em sua cabeça, lá do fundo de seu inconsciente. E com o auxílio do Photoshop, ele consegue criar e recriar imagens que parecem ter saído diretamente de um sonho.


01_becomesavage_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Become Savage".

Curioso por natureza, Elton Fernandes sempre buscou aprender muita coisa por si mesmo. E o fato de não ter concluído o curso de Jornalismo nunca foi obstáculo para ter um desempenho brilhante naquilo que sempre gostou de fazer: fotografar.

Íntimo da câmera fotográfica desde os 17 anos, sua carreira começou em um jornal em Teresópolis, Rio de Janeiro, onde trabalhava com fotografia, restauração e pequenos tratamentos de imagens. Em 2006, decidiu se aprimorar no Photoshop para deixar seu trabalho ainda mais completo. A partir disso resolveu seguir no ramo da fotografia publicitária.

Seu trabalho cresceu da necessidade de criar algo que traduzisse ainda mais sua individualidade. E a fotografia publicitária acabou saindo um pouco do que ele queria para sua vida, já que nesse ramo nunca cria-se nada sozinho, de fato. Nesse ínterim, o trabalho já baseado na fotografia se aliou aos efeitos incríveis do Photoshop para resultar na fotomanipulação. Um pouco de cada coisa: às vezes cria texturas do zero, às vezes utiliza bancos de imagens para compor suas ideias.

02_delirium_nature_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Delirium Nature".

Começou a buscar referências em tudo que fosse inspirador, seja nas artes, na música, na natureza e em artistas consagrados como Dalí, Escher, Magritte e Tanguy, além de referências atuais, como o russo Max Sauco. Seguindo sua intuição e seus sonhos, permitiu-se dar asas à imaginação, unindo imagens reais e surreais para compor as criações vindas direto do seu subconsciente. As fotografias de Elton são como um daqueles sonhos cheios de elementos estranhos quando comparados ao que vivenciamos diariamente. E, apesar de ter uma certa conexão com nosso dia-a-dia, ainda assim nos parecem que foram extraídos de uma realidade paralela. São um convite para abrir a mente ao que é incomum, estranho e imprevisível.

Assim como o movimento Surrealista da década de 20, que enfatizava o papel do inconsciente na atividade criativa, Fernandes busca imprimir em sua arte temas relacionados com a Filosofia, a Consciência, a Fragilidade humana e nossa forte relação com o Bem e o Mal. “Transformar o real em surreal é uma forma diferente de ver as coisas ao nosso redor”, diz o fotógrafo. Nessa missão ele tem sucesso, afinal, nos traz o máximo do

03_ideas_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Ideas". realismo fotográfico emaranhado ao surrealismo tão presente nas artes plásticas. Essa mistura resulta num trabalho que mostra todo o sincronismo entre a realidade capturada pelas lentes de sua câmera fotográfica e o que está no fundo de seu inconsciente, mas também presente no consciente coletivo.

Além dos projetos realizados no Brasil, Elton Fernandes trabalha para algumas bandas, editoras e agências de países como Inglaterra, África do Sul, Alemanha, Coréia do Sul, Canadá, Itália, Finlândia e Eslovênia. Para conhecer mais a fundo o trabalho do fotógrafo, visite seu site (http://www.eltonfernandes.com/) Agradecimentos especiais ao artista que cedeu as imagens que ilustram o artigo.

04_incomplete_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Incomplete".

05_malice_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Malice".

06_mom_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Mom".

07_rise_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Rise".

08_rotteneye_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Rotten Eye".

09_solitude_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Solitude".

10_thekingofnothing_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "The King of Nothing".

11_theorangetree2_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "The Orange Tree".

12_thesight_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "The Sight".

13_unbreakable_and_immortalized_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Unbreakable and Immortalized".

14_wakeup_by_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Wake Up".

15_without_redemptionby_eltonfernandes.jpg © Elton Fernandes, "Without Redemption".


petit gabi

é uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns, para pessoas comuns.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //petit gabi