Como fazer vitrais

Inicialmente, os vitrais eram uma arte usada nas representações históricas dentro das igrejas. Com o passar do tempo, eles foram introduzidos a outros ambientes como forma de decoração. Confira as técnicas desta antiga e interessante arte.


300px-Espinho_vitral.jpg

1292520754_1PkxqBErEr.jpg

Para fazer vitrais é necessário aprender algumas técnicas básicas, além de se trabalhar com o material certo.

Anote os materiais necessários para começar: peça de vidro liso, papel com o motivo de sua preferência para o contorno, pasta Relevo Vitral, Verniz Vitral nas cores desejadas, Fita Cola, Pincéis (o tamanho varia de acordo com o trabalho).

Siga os passos:

1. Preparando a peça de vidro Antes de inciar qualquer trabalho, limpe o vidro com álcool para eliminar sujeira, pó e gordura que o vidro possa carregar, como também, as impressões digitais. Feito isso, centralize o papel com o desenho que você quer fazer na parte de trás da peça prendendo-o com a fita cola.

vitral1.zapimoveis.jpg

2. Transferência do desenho para o vidro Com a pasta de relevo vitral você irá contornar, agora na parte da frente do vidro, o desenho que colou na parte de trás. Esse processo deve ser feito devagar e com cuidado para que o tracejado do contorno fique uniforme. Após o término, espere a peça secar por 24 horas.

3. A pintura do desenho Você deve preencher com pincéis o desenho tracejado anteriormente com a pasta de relevo vitral, utilizando o verniz vitral. Pinte todos os campos do desenho cuidadosamente, escolha também uma cor para o fundo, parte que não pertence ao desenho contornado. E, de novo, espere secar por 24 horas.

BEM_FALSO-VITRAL4_D.jpg

4. Finalização da peça Após secar a pintura, você poderá finalizar a arte com um verniz próprio para vidros (Balsâmico), dessa forma, seu trabalho estará protegido.

gftfg.jpg

Dicas importantes: Não leve a peça ao forno, nem ao microondas. Não leve à máquina de lavar louças.

Você também pode buscar ajuda profissional para começar o seu trabalho e, com o tempo, adquirir experiência. Para isto, procure em sua comunidade algum centro comunitário, escola de arte ou loja de artesanato para que você possa aprender sem problemas as técnicas básicas desta arte e aprimorar suas habilidades. Assista aqui alguns vídeos para inspiração.


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.
version 15/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //rejane borges