Os sobreviventes da bomba de Hiroshima e Nagasaki
Criança sobrevivente à bomba atômica em Hiroshima, 1945.
Em 16 de julho de 1945, a Era Atômica nasceu quando um dispositivo aproximadamente igual a 20 quilotons de TNT foi detonado no deserto do sudeste do Novo México. A explosão foi tão extraordinariamente violenta que uma das testemunhas do evento, o físico J. Robert Oppenheimer, declarou que se lembrou de uma sentença do Bhagavad Gita, uma escritura hindu: "Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos."
Menos de um mês depois, as forças americanas lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando dezenas de milhares de homens, mulheres e crianças num instante; condenando outros milhares para uma morte lenta e agonizante de queimaduras e doenças provocadas pela radiação nos meses e anos vindouros. As bombas, aos olhos da maioria dos historiadores, tanto ocidentais e asiáticos, acelerou a rendição dos japoneses e trouxe o fim da Segunda Guerra Mundial.
A revista LIFE possui uma seleção exclusiva de fotografias, tiradas em Hiroshima após o fim da guerra. Na paisagem, uma cidade em ruínas. Na pele, cicatrizes e membros deformados de japoneses que sobreviveram ao primeiro ataque nuclear da História. As imagens são do fotógrafo Carl Mydans.
Crianças em tratamento dois anos depois da bomba. Hiroshima, 1947
Sobreviventes hospitalizados por dois anos, Hiroshima 1947.
Homem com as mãos danificadas pelos efeitos da bomba, 1947
Festival da Paz , Hiroshima, 1947
deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.
comments powered by Disqus