Xilogravura passo a passo

Aprenda como fazer Xilogravura, passo a passo.


matriz x.JPG

A xilogravura é uma antiga técnica de impressão de figuras e textos através da madeira entalhada, o que funcionava como matriz para a transferência da imagem para o papel. O método é longo e exige muita atenção e paciência. Depois do entalhe na madeira, o desenho em relevo é pintado com uma tinta para impressão para poder ser transferido para o papel. Esta técnica é encontrada no nordeste brasileiro, como parte da arte e da cultura dawuela região.

xilografia-3.gif

Como fazer xilogravura:

1 - Lixe uma placa de madeira plana. O melhor tipo de madeira para este trabalho é a umburana, madeira típica do sertão Brasileiro. Você pode usar qualquer tipo de madeira, no entanto. Comece por uma lixa bem grossa e depois vai aparando com a mais fina. Começa-se lixando de uma lixa mais grossa até a mais fina possível.

2 - Depois de a madeira estar toda lixada, o segundo passo é o desenho. Você pode desenhar a imagem que desejar. Use o grafite 6-B para um melhor resultado. Lembre-se que a imagem deve ser desenhada ao contrário, ou seja, com o efeito espelhado. Como o carimbo, por exemplo.

79f8c066d076a247854570eabeb87171.jpg

3 - Agora é a hora do entalhe ou corte da matriz. Você vai cavar a madeira. Para um melhor resultado, utiliza-se ferramentas como as goivas e buris. Corta-se de uma maneira em que fique em alto relevo somente aquilo que se quer que imprima no papel.

xilo2-1024x682.jpg

4 - Esta é a fase da pintuura. Usa-se o rolo, emburrachado, especial para gravuras, com a tinta gráfica. A tinta irá pintar somente o que está em alto relevo.

ssdrtds.jpg

5 - Fase da impressão. Geralmente o suporte é o papel, recomenda-se um papel de uma gramatura maior, mais grosso, e poroso. Coloque o papel sobre a mesa e a matriz por cima do papel. Centralize bem. Vire o material de forma com que, agora, a matriz fique abaixo do papel. Em seguida, aperte o papel contra a matriz (você pode obter ajuda de uma colher ou qualquer tipo de peso). Finalmente, retire o papel e confira o resultado.

impressao-xilogravura.jpg

Assista aos vídeos e acompanhe o passo-a-passo dos artistas.


rejane borges

Gosta das cores de folhas secas ao chão. E das cores das folhas velhas dos livros.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 15/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //rejane borges