arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade.

A beleza da forma na vida

A forma como beleza construída, mas principalmente como beleza da vida.


Dentro das equações e conhecimentos matemáticos a vida existe em uma proporção e forma.

Leonardo da Vinci mostrou a condição das medidas através do ser humano pelo Homem Vitruviano e se pesquisar mais a fundo é possível ainda entender as proporções áureas existentes na natureza, gerando a sequência Fibonacci.

image.png

Mas as dimensões humanas não se baseiam somente nas condicionantes numéricas e consequentemente não se atreve somente a entender as conclusões aritméticas, pois a forma é mais que número. A forma é beleza.

Famoso modernista, Le Corbusier, descreve arquitetura como sendo o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.

Volumes não são mais que formas e formas não são mais que volumes. Mas e a beleza?

A beleza da forma está no contar da vida. Cada um demonstra a forma como um pedaço do que tem, um pedaço do que viveu e essa expressão demonstra uma diversidade de formas belas que compõe um enredo que motiva a vida.

gehry.jpg

É lindo poder avistar as formas, não somente nos tijolos, mas as formas humanas, sendo cada um perfeito do jeito que é, dentro das suas imperfeições provenientes da humanidade e demonstra uma beleza que no olhar não se pode muitas vezes notar.

E a expressão mais bela dessa humanidade está na forma que ela pode ser descrita. Na arquitetura por formas concretas, na música nos acordes e vozes, na escrita nos sonetos e poemas, na pintura pela mistura sutil de cores, nas esculturas pelos entalhes detalhados, nas artes cênicas e dança com o uso do corpo como forma e nas artes variadas.

10_c.jpg

A arquitetura tenta juntar todas as belezas que ela conhece expressando aquilo que gera uma forma de beleza, sentindo e sendo uma busca incessante de demonstrar na forma a concretização da real beleza, a vida.

A forma da vida é a real beleza que se busca tanto pela beleza dos edifícios. É nessa beleza que cada um mora e se desenvolve. A beleza de viver.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e escrita, ou nas reflexões da vida, os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo assim recortes escritos, sendo eles na construção do ser (o arquiteto de si) ou na tradução do olhar da vida, escrevendo assim, com enfoque no viver com a beleza, a bondade e a verdade. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Maria Eneida