arquitetura é vida

A vida é arquitetura e a arquitetura é vida

Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade

A questão do olhar

Um olhar nas diferenças de cenários construídos por tijolos, mas concebidos por sonhos.


Em meio as tempestades e contradições da vida, o cenário toma forma.

As ruas são repletas de luzes e cores, de casas com seus detalhes entalhados minunciosamente ou dentro de uma questão minimalista contundente.

Será que em meio as avenidas da vida as histórias percorrem? É fácil criar os cenários que a vida merece? Creditando valores aos cenários, John Ruskin importante filósofo, descreve a arquitetura como a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.

Então, por que esperar em construir aquilo que se deve construir e não construir aquilo que se precisa? A necessidade de olhar diretamente para as nuances da vida é que traz o prazer de construí-la, mesmo com paredes e telhados. As construções são nossos templos particulares e cada um, como ser humano é por natureza diferente.

A diferença torna tudo brilhante.

4807_eiffel_tower.jpg

Quando se passa por lugares como Paris e se contempla a Torre Eifel, qual o sentimento? Seria o mesmo sentimento de se andar por parques projetados por Burle Marx? Ou estruturas concebidas por Santiago Calatrava?

O olhar seria avistar ou percorrer não somente com a visão, mas com todo o repertório construído, com as diferenças e com todos os sonhos e vivências. Isso é olhar, porque as luzes e as cores sempre existirão. As paredes, os tijolos, os telhados e os desenhos vários serão colocados na vida, porém a importância que cada um concebe para os espaços e percorre esse caminho torna real o olhar.

A essência da vida é saber olhar, dos jeitos variados e a arquitetura vive também do olhar.


Maria Eneida

Arquiteta e Urbanista, mas que busca nas artes e nas reflexões da vida os conceitos para ser cada dia melhor, produzindo uma melhor arquitetura, com enfoque no viver, avistando a beleza, a bondade e a verdade .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @destaque, @obvious //Maria Eneida